DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação é obrigatória para atendimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao MPSP


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) está fazendo a troca de 23 mil hidrômetros com mais de 5 anos em toda a cidade. Mas por que esta ação está em andamento e por que o aparelho do seu imóvel pode ser substituído?

  • A troca de hidrômetros com mais de 5 anos de uso é para atender uma medida obrigatória do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), firmado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

  • São substituídos os hidrômetros mais antigos do sistema de distribuição de água de Valinhos, ou seja, aqueles que já ultrapassaram 5 anos de vida útil.

  • Além de ser uma ação de cumprimento obrigatório para o DAEV, é focada na redução de perdas de água. Ou seja, visa reduzir para, no máximo, 25% das perdas totais da água distribuída, sejam essas aparentes ou não, conforme determinado no Plano de Bacias do Comitê PCJ.

  • Todas as trocas seguem a recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e também atendem às Portarias nº 246/2000 e nº 295/2018, que recomendam a troca periódica dos equipamentos.

Como quaisquer outros equipamentos mecânicos ou de precisão, os hidrômetros também estão sujeitos a desgastes que podem comprometer o seu pleno funcionamento, uma vez que, com o passar do tempo, pode perder a exatidão da medição.

Desta forma, a troca visa garantir que haja em seu imóvel a medição correta do volume de água que é consumido (uma vez que apenas registra o volume real de água que está sendo utilizado). O Inmetro, inclusive, recomenda que a troca do hidrômetro seja feita a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do equipamento.

E se você é consumidor e ainda tem dúvidas em relação à troca do hidrômetro, o DAEV está aqui para elucidar mitos que são frequentemente disseminados de forma equivocada:

1 – Os novos hidrômetros aumentam a conta de água?

Os novos equipamentos não interferem no consumo do imóvel. Isso porque ele registra somente o volume real de água que está sendo consumido.

Mas se você percebeu que a sua conta aumentou após a troca, provavelmente o hidrômetro antigo não estava mais medindo com precisão a quantidade de água realmente usada na sua casa.

Outro motivo que é bastante comum é a existência de um vazamento interno e que o usuário só percebe depois que há a troca do hidrômetro. Neste caso, é preciso fazer um teste na residência com esse passo a passo super simples: 

1)    Feche torneiras, chuveiros e desligue todos os aparelhos que utilizam água.

2)    Anote os números pretos e vermelhos de seu hidrômetro.

3)    Em seguida, deixe o registro aberto e aguarde 60 minutos.

4)    Não utilize a água durante o período de testes.

5)    Depois dos 60 minutos, observe se os ponteiros do relógio estão girando e marque novamente os números.

6)    Se os números mudaram, há um provável vazamento.

7)    Para verificação, chame um profissional de sua confiança para efetuar o conserto.

8)    Após efetuar o reparo, entre em contato com o DAEV para orientações em relação à sua fatura (clique aqui e saiba como).


2 - O novo hidrômetro está girando sem consumo de água?

Lembra quando explicamos que muitos moradores têm vazamento interno e não sabem? É muito comum o usuário identificar esse tipo de situação após a troca pelo novo equipamento.

Se as entradas de água do imóvel estão fechadas e o hidrômetro continua registrando o consumo, saiba que é um típico caso de vazamento interno. E é aí que o desperdício de água na tubulação interna do imóvel acaba refletindo na sua fatura.

Provavelmente o vazamento já existia antes da troca do hidrômetro, mas não era registrado pelo antigo medidor, justamente pelo desgaste de tempo do equipamento (veja como descobrir com o passo a passo na resposta anterior).

Importante: resolver vazamentos dentro do imóvel é responsabilidade do usuário, que deve chamar um profissional de sua confiança para encontrar e solucionar o problema. Após efetuar o reparo, entre em contato com o DAEV para orientações em relação à sua fatura (clique aqui e saiba como).

3 – A troca de hidrômetros é cobrada na fatura?

A substituição do hidrômetro é totalmente gratuita e somente pode ser feita pelo DAEV ou por pessoas credenciadas. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento para mais informações. O número de telefone é 0-8000-133-839 (plantão).

Ah! A troca somente é cobrada se o hidrômetro tiver que ser substituído fora do intervalo regular por danos causados ao equipamento. Mas esse não é o caso da ação que está atualmente em andamento e que visa atender ao TAC do MPSP.


4 - O morador precisa autorizar a troca de hidrômetros?

O hidrômetro não pertence ao usuário. Por isso, o DAEV precisa ter livre acesso ao equipamento, para que os leituristas consigam ler o consumo registrado mensalmente e para que possam ser aferidos e testados quando necessário.

Além disso, assim que ocorre a troca, será deixado em seu endereço esse material aqui, com informações sobre a substituição efetuada.


5 – O novo hidrômetro está fora do padrão?

Todos os hidrômetros que estão sendo trocados têm selo do Inmetro e atendem a todas as normas vigentes. São todos equipamentos novos, aferidos, com ensaios de verificação, além de controle de rastreabilidade, atendendo a todas as normativas vigentes.

A empresa especializada contratada para o fornecimento de mão de obra e materiais para serviços de substituição de hidrômetros em diversos locais do Município de Valinhos, justamente para cumprimento do TAC, está descriminada no Pregão Presencial nº 002/2023, que teve como vencedora do certame a Vector Sistemas de Mediação Ltda.


Ainda tem dúvidas?

Se você tiver dúvidas em relação à sua fatura após a troca do hidrômetro, a Seção de Atendimento do DAEV fica à disposição para ajudar em suas buscas:

Seção de Atendimento no prédio central (ETA II)
Endereço: Rua Orozimbo Maia, 1054, Vila Sônia, Valinhos, SP, CEP 13274-000
E-mail: atendimento@daev.org.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 16 horas

Seção de Atendimento do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT)
Endereço: Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros, SP, CEP 13274-350
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 16 horas

Central de Atendimento do DAEV
Telefone: 0-8000-13-3839 (plantão)
WhatsApp: (19) 9-9796-6331 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas)

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