DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Mananciais internos apresentam tímida recuperação de uma semana para a outra; população deve continuar a economizar água

Vista parcial do lago do CLT, que integra a Barragem das Figueiras (Crédito: Lilian Azevedo/DAEV)

O Departamento de Operação – do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) – divulgou nesta quinta-feira, 28 de outubro de 2021, os percentuais atualizados de seus mananciais internos. Com acumulado de 12,8mm de chuva nas últimas 72 horas em Valinhos, as represas municipais tiveram tímida recuperação.

Na Barragem Moinho Velho o percentual de operação nesta quinta-feira (28) está em 15%, enquanto que na Barragem das Figueiras o índice de operação está em 18%. Na João Antunes dos Santos a operação está em 5% dentro da capacidade total e chegou aos 45% na Santana do Cuiabano, que é a reserva técnica das Figueiras. Na última quinta-feira (22) os percentuais dessas barragens estavam em 10%, 15%, 2% e 45%, respectivamente. “Observando os dados das últimas semanas percebemos que a recuperação das represas municipais está muito longe do ideal. Por isso, continuamos a pedir para que a população não desperdice água tratada de forma alguma”, reforçou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O titular do DAEV, Ivair Nunes Pereira, explicou que no município as represas municipais representam 38,7% da capacidade de fornecimento de água aos moradores. “Já o Rio Atibaia representa 50,6% da água que é distribuída na cidade, enquanto que os sistemas isolados correspondem a 10,7%”, disse.

No Rio Atibaia a vazão identificada na manhã de hoje (28), às 7 horas da manhã no ponto de captação de Valinhos (PS7), era de 14,31m³/s. O volume está 3,58% abaixo do esperado para outubro, que tem a vazão média histórica de 14,84m³/s. Já o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está nesta quinta-feira com apenas 27,8% do volume útil. 

Os poços que formam o sistema isolado seguem operando com vazão reduzida. O Programa de Racionamento de Água – que entrou em vigor em 27 de agosto e foi intensificado desde 20 de setembro de 2021 – continua na cidade.

Será que agora ela vem?

Com acumulado de 12,8mm de chuva nas últimas 72 horas em Valinhos, o índice pluviométrico está acima do esperado na cidade, após nove meses consecutivos de baixa. Nos 28 dias do mês de outubro de 2021 o acumulado de chuvas está em 132,4mm no ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia (PS7). O volume representa 157,40% da média esperada no ponto de captação do Rio Atibaia.

As fontes dos dados são a Sala de Situação PCJ e o monitoramento e o acompanhamento do Departamento de Operação do DAEV. Os dados históricos podem ser consultados na Sala de Situação do DAEV (www.daev.org.br).

Compartilhe: