DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

São gastos, em média, 135 litros de água a cada 15 minutos de banho


Não é porque os mananciais internos atingiram 100% de sua capacidade nesta sexta-feira (10) que você vai deixar a torneira aberta por aí. Até porque os indicadores meteorológicos do Consórcio PCJ sinalizam que no período entre junho e setembro alguns municípios podem enfrentar intercorrências no abastecimento de água, em virtude da previsão de baixo índice de chuva.

Para que Valinhos não volte à bandeira vermelha ou ao racionamento de água, simples atitudes podem ajudar a preservar esse recurso tão importante a todos. E entre essas ações está a redução do gasto de água durante o banho.

A cada 15 minutos de banho são gastos, em média, 135 litros de água. Mas reduzindo o tempo de ‘água aberta’ para 5 minutos, deixando o registro desligado enquanto ensaboa o corpo e passa xampu e/ou condicionador nos cabelos, é possível reduzir o consumo para aproximadamente 45 litros de água durante o banho.

Outra forma de se economizar água no chuveiro é deixar a manutenção do aparelho em dia para evitar vazamentos. Também é possível usar acessórios que ajudam a diminuir o fluxo de água, tais como redutores de vazão e arejadores (que misturam a água com o ar e melhoram o fluxo do líquido).  

Seguindo essas simples dicas do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) você ajuda a economizar água tratada e, ainda, vai economizar na sua fatura de serviços de água e esgoto.

Compartilhe: