O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água, ou seja, ele indica a quantidade de água consumida em determinado imóvel. O hidrômetro deve estar acessível ao leiturista, para que o DAEV possa fazer a leitura mensal.
Um hidrômetro pode ser substituído pelo DAEV nos imóveis pelos seguintes motivos:
- embaçado;
- parado;
- danificado;
- fluxo invertido;
- reprovado em aferição;
- manutenção preventiva.
Para que não haja submedição, a manutenção preventiva do hidrômetro consiste na substituição do equipamento após, aproximadamente, 5 anos de uso, considerando o tempo de vida útil e o desgaste do aparelho, que pode apresentar submedição.
Veja algumas orientações importantes sobre o hidrômetro:
- cavalete: se dentro do imóvel, a manutenção é realizada na presença do usuário;
- caixa-padrão: não há a necessidade de acompanhamento do usuário;
- a leitura de um novo hidrômetro inicia com a leitura 0000;
- o rompimento do 'rebite' ou do lacre acarreta em multa para o usuário.
Os hidrômetros do DAEV passam por rigorosa avaliação do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e segue normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para devida aferição.
As equipes trabalham de segunda a sexta-feira, entre às 8 e 16 horas. Mantenha sempre em dia as manutenções dos equipamentos hidráulicos de seu imóvel (tais como torneiras, vasos sanitários, caixas de água, válvulas, registros, entre outros).
Recomendações
Se o equipamento estiver obstruído de alguma forma, a leitura será feita com base na média de consumo, ou seja, a média dos últimos 6 meses, conforme legislação vigente.
Essa leitura pela média ocorre nos casos nos quais o hidrômetro é encontrado nas seguintes condições:
- dentro do imóvel e com portão fechado, sem qualquer acesso do leiturista;
- com mangueiras, tapetes, entulhos, plantas ou qualquer outra coisa obstruindo a visão;
- muito distante ou com a tampinha fechada, sem possibilidade de abertura;
- com perigo do leiturista ser atacado por animais de estimação, abelhas ou marimbondos;
- difícil acesso e/ou soterrado;
- fora da posição (com o visor virado).
Em casos isolados, a leitura pela média não apresenta alteração no valor da conta. Contudo, se as ocorrências forem constantes, pode ocorrer o acúmulo de leitura (quando a leitura real é feita depois de um período longo de ocorrências).
Por isso, opte pela instalação da caixa-padrão em seu imóvel. O hidrômetro deve estar sempre visível e com fácil acesso para o leiturista. E se houver dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento DAEV.
- Central de Atendimento DAEV: 0-8000-13-3839 (plantão);
- Seção de Atendimento: Avenida Drº Altino Gouveia, nº 878, Jardim Pinheiros (CLT); Rua Orozimbo Maia, nº 1.054, Vila Sônia (sede), de 2ª a 6ª, das 8h30 às 16h;
- WhatsApp: (19) 9-9796-6331 (2ª a 6ª, das 8h30 às 16h);
- E-mail: atendimento@daev.org.br (2ª a 6ª, das 8h30 às 16h).
Materiais
Baixe aqui o material dos hidrômetros produzido pelo DAEV.
