DAEV S.A.

É o atendimento que o DAEV realiza em casos de situação de vazamentos, obstruções ou extravasamentos de poços de inspeção ou da rede pública coletora de esgotos e, também, em situações de quebra ou queda de emissários de esgotos em vias públicas. Caso o problema seja interno (dentro do imóvel), é de responsabilidade do proprietário.

Qual é o órgão prestador?

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

Qual é o setor ou divisão responsável?

A Divisão de Manutenção de Esgotos.

Qual é a norma ou a legislação vinculada? 

Norteiam esse serviço a Resolução ARES-PCJ nº 50, de 28 de fevereiro de 2014; a Resolução ARES-PCJ nº 451, de 6 de outubro de 2022; e a Resolução ARES-PCJ nº 460, de 4 de novembro de 2022.  

Quem pode requerer o serviço?

Qualquer cidadão que verifique as situações em vielas ou vias públicas.

Há prioridade de atendimento?

No atendimento presencial tem direito ao atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, com transtorno do espectro do autista e/ou os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

Quando solicitar? 

Quando identificar vazamentos, obstruções ou extravasamentos de poços de inspeção ou rede pública coletora de esgotos, assim como de situações de quebra ou queda de emissários de esgotos em vias públicas. 

Onde solicitar?

Diretamente na Central de Atendimento do DAEV, que atende no número de telefone de plantão: 0-8000-13-3839. Também é possível solicitar pelo WhatsApp: (19) 9-9139-8325, que faz o acolhimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

Há taxas ou cobranças?

Não.

Quais são os requisitos e impedimentos?

É necessário que o cidadão informe o endereço completo para registro da Ordem de Serviço e para mais assertividade no atendimento da equipe. 

Além disso, é importante frisar que o DAEV é responsável apenas até o poço de inspeção da calçada ou da viela. Caso o problema seja interno (dentro do imóvel), é de responsabilidade do proprietário.

IMPORTATE: lembre-se que o usuário não pode lançar água de chuva direto na rede de esgotos, tampouco lançar objetos ou materiais que sejam incompatíveis com a rede, a fim de não gerar obstruções.

Quais são as etapas de atendimento?

Atendimento telefônico

1) Usuário entra em contato com a Central de Atendimento do DAEV.

2) Atendente faz o registro da Ordem de Serviço.

3) Atendente informa o número da Ordem de Serviço ao usuário. 

Atendimento operacional

4) Ordem de Serviço irá automaticamente via sistema para setor responsável e será programado o serviço solicitado.

5) Equipe designada ao atendimento da Ordem de Serviço irá ao endereço para identificar a situação e tomar as providências que sejam necessárias, dentro do escopo de serviços do DAEV.  

Quais são os prazos?

24 horas, a partir do registro da Ordem de Serviço.

Como acompanhar o serviço?

Poderá acompanhar entrando em contato com a Central de Atendimento 0-8000-13-3839 (plantão).

Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?

Você pode procurar pela ouvidoria do DAEV, que atende nos seguintes contatos:

Endereço: Rua Orozimbo Maia, 1054, Vila Sônia, Valinhos, SP, CEP 13274-000
E-mail: ouvidoria@daev.org.br 
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 16 horas

Compromissos de atendimento

Os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 estabelecem que o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.

O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.

Compartilhe: