DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Trata-se da retirada do hidrômetro do cavalete ou da caixa-padrão DAEV, a partir da manifestação de interesse do usuário. O endereço permanece sem água até que seja realizado um novo pedido de ligação.

Qual é o órgão prestador?

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

Qual é o setor ou divisão responsável?

A Divisão de Manutenção do Sistema de Água.

Qual é a norma ou a legislação vinculada? 

Resolução ARES-PCJ nº 460, de 4 de novembro de 2022, é que norteia essa ação.

Quem pode requerer o serviço?

Proprietário do imóvel ou terceiros por procuração.

Há prioridade de atendimento?

No atendimento presencial tem direito ao atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, com transtorno do espectro do autista e/ou os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

Quando solicitar? 

Quando desejar o cancelamento da ligação.

Onde solicitar?

Deve ser requerido nos seguintes postos de atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas:

  • Prefeitura de Valinhos (Central iCidadão): Rua Antônio Carlos, 301, Centro, Valinhos, SP, CEP 13270-000
  • Centro de Lazer do Trabalhador (CLT): Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros, SP, CEP 13274-350

Há taxas ou cobranças?

Não há cobrança para dar entrada nesse tipo de pedido. 

Quais são os requisitos e impedimentos?

Para o cancelamento da ligação de água é obrigatório a inexistência de débitos. O cancelamento somente pode ser requerido pelo proprietário do imóvel. Se feita por terceiros torna-se obrigatório o fornecimento de procuração com firma (assinatura) reconhecida.

Quais são as etapas de atendimento?

Atendimento presencial

1) Usuário procura um dos postos de atendimento do DAEV para solicitar o cancelamento da ligação da água.

2) Atendente do DAEV faz a triagem e confere se os pré-requisitos são atendidos.

3) Atendente do DAEV efetua o cadastro do pedido no sistema. Assim que finalizado, entrega ao requerente o termo.

4) Requerente deve ler, assinar e devolver o termo para o atendimento, para que seja arquivado junto à sua documentação no DAEV.

5) Atendente irá orientar o requerente sobre a ida da equipe para efetuar o cancelamento. Nesta etapa será entregue o protocolo de atendimento ao requerente.

Atendimento operacional

6) Ordem de Serviço irá automaticamente via sistema para o setor responsável e será programado o serviço solicitado.

7) Primeiramente será feito o desligamento de água no imóvel para não gerar uma nova conta de água.

8) Após baixa do desligamento, a solicitação de cancelamento será encaminhada para a equipe responsável para a retirada do cavalete e hidrômetro conforme requerido pelo solicitante. 

Quais são os prazos?

O período estimado ao atendimento presencial é de 5 a 15 minutos. Após a formalização do pedido via Seção de Atendimento é de 30 (trinta) dias úteis até a finalização do processo.

Como acompanhar o serviço?

Poderá acompanhar entrando em contato com a Central de Atendimento 0-8000-133-839 (24 horas por dia).

Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?

Você pode procurar pela ouvidoria, que atende nos seguintes contatos:

Endereço: Rua Orozimbo Maia, 1054, Vila Sônia, Valinhos, SP, CEP 13274-000
E-mail: ouvidoria@daev.org.br 
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 16 horas

Compromissos de atendimento

Os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 estabelecem que o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.

O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.

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