DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Situação foi ocasionada por queda de talude, com aproximadamente 5 metros de altura


O Departamento de Manutenção, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz nesta quinta-feira, 12 de maio de 2022, reparos paliativos em rede de esgoto que fica na altura do nº 100, na Rua Ernesto Ponchio, no Vila Vitória. Os trabalhos somente foram possíveis após a queda de mais uma parte do talude, que permitiu o acesso dos servidores para a execução de conserto paliativo.

O rompimento da rede de esgoto deu-se nos últimos dia de março, quando houve o desmoronamento de parte do terreno às margens do córrego, em ponto no qual desemboca as águas pluviais da bacia. Isso acabou por formar uma vala com aproximadamente 5 metros de altura. 

Na época, a situação identificada no trecho inviabilizou o reparo imediato pelo risco iminente, pois o talude apresentava fissuras visíveis. À época também foram comunicadas as pastas de Serviços Públicos e de Segurança Pública e Cidadania, para avaliação, posterior recomposição do solo e busca das liberações junto aos órgãos competentes, pois foi reflorestado pelos moradores que lá residem, com árvores frutíferas e outras de médio porte.

Ainda concomitantemente à identificação do ocorrido em março, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) foram oficiados sobre o vazamento e as dificuldades encontradas para o reparo.

Compartilhe: