DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Serviços serão executados no Vila Santana, Jardim Pinheiro e Parque Santana com recursos do FEHIDRO

Preparação do local para início dos trabalhos (Crédito: Daniela Veronezi/DPOF)

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, informou nesta quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022, que terá início a troca de mais de 10 mil metros de redes de cimento amianto e ferro fundido nos bairros Jardim Pinheiros, Vila Santana e Parque Santana. Os serviços são resultado de projeto da equipe técnica do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e serão realizados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Estimada em 4,1 milhões de reais, a obra vai iniciar pela Rua Pietro Stopiglia e vai contemplar a setorização de áreas e a modernização das ligações de água, possibilitando ao DAEV reduzir perdas de água tratada e gastos de manutenção nas localidades. “A equipe técnica do DAEV tem um sério compromisso com a universalização do saneamento básico e vai promover mais uma ação que ajudará Valinhos a ficar ainda mais próxima das metas estabelecidas pelo Marco Regulatório. Esta obra, por exemplo, vai colaborar com a redução de perdas e atenderá, também, uma premissa de infraestrutura e saneamento contida em nosso Plano de Governo”, disse a prefeita Capitã Lucimara. 

O presidente da autarquia municipal, o engenheiro Walter Gasi, explicou que as estruturas das antigas redes de cimento amianto e de ferro fundido serão substituídas pela nova de distribuição em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), além da troca dos ramais e hidrômetros. “Por isso, pedimos a compreensão dos moradores e comerciantes enquanto os serviços estiverem em andamento. Será uma obra importantíssima não apenas aos três bairros, mas para a todo o sistema por colaborar com a redução das perdas e dos gastos de manutenção”, disse. 

As obras serão realizadas com o chamado ‘Método Não Destrutivo’, que compreende a execução a partir de uma pequena abertura no solo. “É muito mais prática e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população”, explicou o diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização, o engenheiro Ricardo Rogério Gardin. 

A empresa contratada por meio da Concorrência DAEV nº 1/2021 fará toda a sinalização da obra, incluindo as de trânsito. O prazo previsto de execução é de até 12 meses. 

Ruas contempladas

A troca será feita em trecho de 10.169 metros, em extensão que tem uma das redes públicas de distribuição de água entre as mais antigas da cidade. “A região escolhida está dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis. Sem dúvidas, será uma importante ação voltada à redução de perdas e de ações de manutenção”, disse o diretor do Departamento de Manutenção, Marcos Caetano. 

A troca das redes, ramais e hidrômetros vai passar pela Avenida Brasil, Avenida dos Estados, Avenida João Antunes dos Santos, Avenida Lino Buzato, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim, Rua Horácio Amaral e Rua Humberto Biscardi.

Também receberão os serviços a Rua Joaquim Betti, Rua Mato Grosso, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Pietro Stopiglia, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin e Rua Santa Catarina.

Compartilhe: