DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação está prevista para acontecer no decorrer de quinta-feira (23)

Vista aérea da rua e área na qual vai passar a segunda linha (Crédito da foto: Nilo Fellipin)

Seguindo com as obras de construção da segunda linha de adução de água bruta do Rio Atibaia, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que na quinta-feira, 23 de junho de 2022, será necessário interromper parcialmente o trânsito de veículos em pequeno trecho da Rua Julia Lovisaro Vicentini, no bairro Frutal.

A interdição será necessária para que seja possível proceder com os serviços de passagem a tubulação da nova adutora; e se dará de forma parcial nos períodos da manhã e da tarde, no sistema de ‘Pare e siga’, e com sinalização. “Essa é uma obra importante do nosso plano de governo, para trazer a Valinhos mais água à cidade. Sabemos que durante as obras, eventualmente, pode acontecer algum transtorno aos moradores, mas essas situações são necessárias a um bem muito maior, que é o aumento da suficiência hídricade nosso município”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

Aguardada na cidade, essa nova adutora de água bruta do Rio Atibaia vai ajudar a aumentar a oferta hídrica de Valinhos em 90 litros por segundo na rede de distribuição, com tratamento que será feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

Na última semana, em área rural, a equipe fez a limpeza de área e a pista de serviço, com sondagem para início das escavações no trecho por gravidade. Até o momento, mais de 280 metros de tubo de ferro fundido em DN 400mm já foram instalados. A obra terá trecho total de 3.836 metros, sendo 2,2 mil metros por gravidade e em 1.636 metros por recalque.

Hoje Valinhos capta do Rio Atibaia o total de 250 litros por segundo, o que corresponde a 50,60% do abastecimento atual do município. Com a conclusão da segunda adutora e adução de mais 90 litros por segundo, a cidade conseguirá captar o total de 340 litros por segundo do rio, chegando ao total de 29.376 m³ de água bruta por dia, o que corresponderá ao abastecimento de 58,20% da cidade.

A contratação da empresa responsável pela execução da obra se deu por meio da Tomada de Preços nº 1/2022. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.

Compartilhe: