DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Aproximadamente 1.800 metros da nova rede de Polietileno de Alta Densidade já foram instalados até o momento

Trabalhos em andamento na Rua Horácio Amaral (Crédito da foto: Daniela Veronezi/DPOF)

Na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, a Rua Horácio Amaral, no Parque Santana, recebeu os trabalhos de passagem da nova rede de água de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). A ação faz parte de projeto da equipe técnica do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e é realizada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

As obras em andamento no bairro compreendem – além da troca de rede – a posterior setorização de áreas e a modernização das ligações de água, com substituição dos ramais e hidrômetros. Além do Parque Santana, os trabalhos de troca das antigas de cimento amianto e de ferro fundido também incluem os bairros Jardim Pinheiros e Vila Santana

Ao todo, a troca de rede tem a extensão de 10.169 metros. Até o momento foram passados, aproximadamente, 1.800 metros da nova rede de água em PEAD. Estimada em 4,1 milhões de reais, a instalação já passou por trechos da Rua Pietro Stopiglia, Rua Humberto Biscardi e Avenida Lino Buzato.

As obras são realizadas com o chamado ‘Método Não Destrutivo’. Este prevê a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. A metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população.

Também estão dentro do cronograma de serviços os endereços Avenida Brasil, Avenida dos Estados, Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim e Rua Horácio Amaral.

Além destas também estão contempladas na obra as ruas Joaquim Betti, Mato Grosso, Minas Gerais, Orozimbo Maia, Paraná, Paschoal Evangelista, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Romano Baldin e Santa Catarina. 

Redução de perdas

Os trabalhos que estão em andamento vão ajudar na redução de perdas de água tratada e das ações de manutenção. Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis. 

A empresa contratada por meio da Concorrência DAEV nº 1/2021 tem feito toda a sinalização da obra, incluindo as de trânsito. O prazo previsto de execução é de até 12 meses. Os trabalhos iniciaram em 2 de fevereiro de 2022.

Compartilhe: