DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Estrutura vai ajudar a trazer mais de 7,7 milhões de litros por dia a Valinhos; DAEV agora dará sequência às obras complementares necessárias


Valinhos conseguiu concluir em tempo recorde a interligação do trecho de recalque da nova linha adutora do Rio Atibaia. O trabalho foi realizado na terça-feira, dia 18, e envolveu diversos servidores de diferentes seções e divisões do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

“O DAEV foi muito organizado e, com planejamento, conseguiu dar sequência a essa etapa importante da obra. Lembro que todo esse esforço vai resultar no aumento da capacidade hídrica da cidade, que conseguirá trazer 7,7 milhões de litros a mais por dia do Rio Atibaia”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Com agilidade e esforço, as equipes envolvidas procederam com a montagem das conexões de interligação da rede existente à nova parte executada, com a fixação da tubulação abaixo da rodovia Dom Pedro I, com a instalação do registro de 400mm na linha de recalque e com a finalização de caixas de passagem, entre outras ações.

A retomada do bombeamento da captação do Rio Atibaia ocorreu por volta das 17 horas. De acordo com o acompanhamento do Departamento de Operação, apenas os bairros Bom Retiro I e II, Residencial Nova Era I e II, Pedra Verde, Maison Blanche, Santa Elisa e Jardim São Pedro tiveram situações pontuais de baixa pressão ou desabastecimento entre às 17 e 22 horas.

Ainda durante a parada programada, o Departamento de Operação do DAEV aproveitou para realizar adequações junto aos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que recebe a água do Rio Atibaia.

Dentro da próxima etapa das ações da nova adutora, o Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização informou que dará sequência às obras complementares, tais as que incluem a execução de blocos de ancoragem e tempo de secagem de concreto, seguido da etapa de testes até plena operação.  

A nova adutora

Com o total de 3.838 metros, a nova linha de captação de água bruta do Rio Atibaia está dividida em dois trechos: o por gravidade, de 2,2 mil metros e que foi interligado em setembro de 2022; e o de recalque, que tem a extensão de 1.638 metros e que foi interligado ontem (18).  

Com o início da operação dos dois trechos, Valinhos vai captar mais 90 litros por segundo do Rio Atibaia, volume que representará 233,2 milhões de litros a mais de água bruta por mês à cidade.

“A partir do funcionamento da nova adutora, a cidade vai conseguir captar a outorga total do Rio Atibaia, de 340 litros por segundo, o que vai representar 58,20% da água que será distribuída na cidade. Um importantíssimo reforço ao Município e que vai começar a operar completamente já no início do período de estiagem”, explicou o presidente da Autarquia Municipal, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Compartilhe: