DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Abastecimento para os imóveis do bairro e do Nova Esperança deve ser regularizado na madrugada de sexta-feira (4)


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz nesta quinta-feira, 3 de março de 2022, a interligação do segundo reservatório de água tratada do São Bento do Recreio à rede de distribuição. Com capacidade de armazenar até 580 mil litros de água potável, o reservatório que passa por interligação fica na Rua Itaiuva e tem duas células. A altura total da estrutura é de 24 metros, com diâmetro interno de 6 metros. 

Os trabalhos em andamento atendem a uma antiga reclamação dos cidadãos que residem no São Bento do Recreio e que por muito tempo se queixam quanto a situações de desabastecimento. “Sempre que recebemos os moradores do bairro em nosso gabinete, eles nos pedem mais suficiência no abastecimento de água. Por isso, parabenizo mais essa ação da equipe técnica do DAEV, pois o intuito é justamente buscar o aumento da capacidade de reserva de água na localidade em horários de maior consumo de água tratada e, ainda, dar mais equilíbrio para sistema de abastecimento aos imóveis”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara. 

Para que os trabalhos possam ser realizados, a autarquia teve que fazer a parada programada do abastecimento hoje (3), afetando diretamente os bairros São Bento do Recreio e Nova Esperança. “A interrupção foi programada para acontecer entre 7h30 às 16 horas, contudo, a previsão é que o fornecimento de água para os imóveis seja regularizado a partir da madrugada de 4 de março de 2022, uma vez que também houve a necessidade de se paralisar a captação dos poços profundos do São Bento do Recreio. Por isso, agradecemos a compreensão e pedimos a colaboração de todos os moradores”, reforçou o presidente da autarquia municipal, o engenheiro Walter Gasi. 

Os reservatórios de água tratada são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de que funcionam como ‘pulmões’ do Sistema de Abastecimento, permitindo que haja mais equilíbrio e controle de pressão no fornecimento de água aos imóveis ligados à rede nos períodos nos quais há maior consumo. A partir da interligação da segunda estrutura de reservação à rede, o DAEV passa a ter dois reservatórios de água tratada no bairro. O primeiro instalado na localidade tem capacidade 220 mil litros e fica no mesmo endereço. 

O fornecimento de água para o São Bento do Recreio se dá por sistema isolado, ou seja, é sustentado por poços profundos e, sempre que necessário, é complementado pelo DAEV com o envio de caminhões-pipa, com capacidade média de 20 mil litros de água tratada cada.

Fortalecer o abastecimento

Em 26 de janeiro de 2022 a autarquia também havia feito uma parada programada no fornecimento de água para o bairro São Bento do Recreio para efetuar a interligação do quinto poço profundo à linha de recalque (adução) existente. Perfurado no primeiro semestre de 2021, o quinto poço tem a capacidade de produção estimada em 3.800 litros por hora e vai colaborar, diretamente, para o abastecimento do bairro.

Além da motobomba submersível, os serviços em andamento também incluem a execução do abrigo de alvenaria, a instalação de painel elétrico, de inversores e do cavalete hidráulico.

Compartilhe: