DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV substitui antiga rede de cimento amianto e de ferro fundido em trecho de mais de 10 mil metros em três bairros; ação vai ajudar a reduzir perdas e mitigar vazamentos


Quem passar pela Avenida Brasil, no Vila Santana, nesta quarta-feira, 6 de abril de 2022, poderá ver os trabalhos que estão em andamento e que compreendem a passagem da nova rede de distribuição de água do bairro. A nova rede em execução é de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e é feita em área com estrutura antiga de cimento amianto e de ferro fundido, nos bairros Jardim Pinheiros, Vila Santana e Parque Santana.

Os serviços são resultado de projeto de modernização da estrutura da rede pública de água. Esse foi elaborado pela equipe técnica do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e é realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Entre os principais benefícios dos trabalhos em andamento estão as reduções de perdas de água tratada e dos serviços de manutenção. O mesmo projeto também prevê a substituição de ramais e hidrômetros nas próximas etapas.

As obras são realizadas com o chamado ‘Método Não Destrutivo’, que compreende a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. A metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população.

Aproximadamente 40% do trecho de substituição – que tem o total de 10.175 metros – já foi executada. Estimada em 4,1 milhões de reais, a obra também prevê a setorização de áreas e a modernização das ligações de água, que serão iniciadas após a passagem de toda a nova rede. A empresa contratada por meio da Concorrência DAEV nº 1/2021 tem feito toda a sinalização da obra, incluindo as de trânsito. O prazo previsto de execução é de até 12 meses. Os trabalhos iniciaram em 2 de fevereiro de 2022.

Ruas contempladas

Além do Vila Santana, a troca de rede também é efetuada no Parque Santana e no Jardim Pinheiros. Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis.

Além da Avenida Brasil fazem parte do trecho de execução a Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim, Rua Horácio Amaral, Rua Joaquim Betti, Rua Mato Grosso, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin, Rua Santa Catarina, Rua Humberto Biscardi, Rua Pietro Stopiglia, Avenida Lino Buzato e Avenida dos Estados.

Compartilhe: