Vazão média passou de 2,7 para 4 litros por segundo
O DAEV concluiu a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Bento do Recreio. A obra possibilitou o aumento de 48% de sua capacidade de tratamento, passando de 2,7 para 4 litros por segundo de vazão média.
A ETE tem capacidade para atender cerca de 800 ligações de esgoto, com consumo de 145 litros/habitantes/dia, adequando-se ao exigido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Para executar a ampliação, foram instalados um tanque de aeração com capacidade de 133m³, uma base em concreto armado para o assentamento do tanque, piso intertravado e escada de acesso para operação. Todo o sistema novo foi programado para ser compatível com o antigo.
Tratamento
O tipo de tratamento realizado no local é de lodos ativados por batelada. Esse processo biológico é capaz de tratar o esgoto de nível secundário por processo aeróbico, onde as principais etapas são realizadas no mesmo tanque, reduzindo a necessidade de várias fases e com eficiência na remoção de matéria orgânica superior a 80%.
Na ETE São Bento do Recreio, essa redução chega a 95%. Isso significa que quase todos os compostos biodegradáveis são retirados do esgoto antes de ele ser devolvido para o rio. Desta forma, ele volta para a natureza mais “limpo”, ajudando na preservação do meio ambiente e da vida existente no corpo hídrico.
Categorias
- Falta de água
- Você sabia?
- Matérias
- Obras
- ARES-PCJ
- O DAEV te explica
- Hidrometria
- Programa Racional do Uso da Água (Operação Estiagem)
- Canal Direto com o Presidente
- Educação ambiental e sanitária
- Ciclo de Palestras
- Concurso Público do DAEV
- Redução de perdas
- Parada programada do abastecimento
- Uso racional da água
