DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Nova rede vai desativar a antiga estrutura em cimento amianto e em ferro fundido, para reduzir perdas e mitigar vazamentos

Substituição da rede também já passou pela Avenida Brasil, na esquina da Rua 12 de Outubro

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) segue com a execução da nova rede de distribuição de água nos bairros Jardim Pinheiros, Vila Santana e Parque Santana, para reduzir o índice de perdas de água tratada e os serviços de manutenção. Dos 10.175 metros de obra, aproximadamente 6,2 mil metros já foram substituídos, o que corresponde a 60,3% do trecho total a ser executado.

Nesta semana a Rua Mato Grosso é que recebe a nova rede em de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que vai permitir desativar a estrutura antiga de cimento amianto e de ferro fundido. Após o término da passagem do PEAD, a modernização da rede de distribuição seguirá com a substituição de ramais e hidrômetros nas próximas etapas. Os trabalhos são feitos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Estimadas em 4,1 milhões de reais, as obras são realizadas com o chamado ‘Método Não Destrutivo’, que compreende a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. A metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população.

A empresa que está responsável pela execução foi contratada por meio da Concorrência DAEV nº 1/2021 e tem feito toda a sinalização da obra, incluindo as de trânsito. O prazo previsto para término é de até 12 meses. Os trabalhos iniciaram em 2 de fevereiro de 2022.

Ruas contempladas

Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis.

Além da Rua Mato Grosso, fazem parte do trecho de execução a Avenida Brasil (foto), Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim, Rua Horácio Amaral, Rua Joaquim Betti, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin, Rua Santa Catarina, Rua Humberto Biscardi, Rua Pietro Stopiglia, Avenida Lino Buzato e Avenida dos Estados.

Compartilhe: