DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Chuvas acumuladas chegaram a 93,70% da média histórica de janeiro e autarquia pede para que moradores continuem a economizar água


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa nesta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, os dados de sua Sala de Situação. As informações atualizadas do sistema de abastecimento da cidade são provenientes da Sala de Situação PCJ e do monitoramento permanente feito pelo Departamento de Operação, da autarquia municipal.

A Barragem das Figueiras opera com 96% de sua capacidade (151.650 milhões de litros), enquanto que a Barragem Moinho Velho (foto) trabalha com 98% de sua capacidade (120 milhões de litros). A João Antunes dos Santos está com 100% da capacidade (62.700 milhões de litros) e a Santana do Cuiabanos atingiu o nível de 100% da capacidade (120 milhões de litros). Juntas, as represas municipais operam, no momento, com 98,50% de disponibilidade, o que equivale a, aproximadamente, 24 dias de abastecimento do município se não houver chuvas ou recarga.

No Rio Atibaia – responsável por 50,60% da água distribuída no município - a vazão identificada às 7 horas de hoje, no ponto de captação de Valinhos (PS7), estava em 9,81m³/s. O volume está 73,95% abaixo vazão média histórica de janeiro, que é de 37,65m³/s; e 49,86% abaixo da vazão identificada em 24 de janeiro de 2021, que foi de 19,57m³/s. Já o Sistema Cantareira - que abastece o Rio Atibaia - está operando com 30,10% de seu volume útil total.

Os sistemas isolados (poços) representam 10,90% da água distribuída na cidade e continuam com pequena recuperação dos lençóis freáticos. Até às 7 horas da manhã de hoje Valinhos atingiu o índice pluviométrico de 204,40mm, equivalente a 93,70% da média esperada no ponto de captação do Rio Atibaia.

Economia é regra

Apesar de Valinhos estar nesta segunda-feira (24) com 98,50% de capacidade de reservação nas represas municipais, o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi de 0mm. Desta forma, o DAEV reforça à população o pedido para que não desperdice água de forma alguma.

A autarquia recomenda que a economia do recurso tratado deve fazer parte do dia a dia de cada morador, todos os dias do ano. As formas para se economizar vão desde diminuir o tempo de banho até fechar a torneira enquanto se escova os dentes. A vassoura também deve ser opção dos moradores na hora de limpar as áreas interna e externa dos imóveis, assim como fazer uso da água de enxágue da máquina de lavar para higienização dos ambientes.

Compartilhe: