DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

É possível não desperdiçar o recurso do preparo dos alimentos até a lavagem das louças

Economizando água para lavar louças

No período de estiagem é preciso sempre encontrar formas de se economizar água. No uso doméstico a adoção de medidas fáceis colabora para não haver o consumo exagerado do recurso. E a cozinha é um ambiente no qual você precisa ter cuidado, pois uma simples lavagem irresponsável de louças, por exemplo, pode gastar até 96 litros em apenas cinco minutos.

Por isso, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) apresenta aqui cinco formas para você economizar água em sua cozinha:

1) Abra a torneira somente o necessário
Quando for lavar louças, sempre opte por ensaboar todos os itens de uma só vez para depois fazer o enxágue. Assim, você evita de deixar a torneira aberta mais que o necessário. Já se a opção for a máquina de lavar-louças, somente a utilize se ela estiver cheia.

2) “Desgrude” os alimentos da panela antes de lavar
Se for tirar gordura da panela, ao invés de encher o recipiente de água, use uma esponja e esfregue a área engordurada com detergente. Deixe o produto agir por um tempo e só depois faça o enxágue.

Se tiver que eliminar manchas, adicione vinagre ou bicabornato de sódio. Coloque um pouco de água e leve o utensílio ao fogo. Após a retirada da gordura amolecida, é só esperar a peça esfriar e limpar o restante com esponja e detergente, sem a necessidade de ficar com a torneira aberta durante muito tempo. Você vai economizar água, sabão e tempo de “esfrega”.

3) Aproveite a água do cozimento para outras finalidades
A água que você usa para cozinhar legumes ou o frango é cheia de nutrientes e pode ser usada para o preparo do arroz. Outra dica é usar a panela de pressão, sobretudo para alimentos mais duros, porque é um utensílio que requer menos água para cozinhar que as outras panelas convencionais.

4) Planeje-se para descongelar alimentos
Muita gente enche “bacias” de água para descongelar itens do freezer. Mas você pode parar de fazer isso se começar a se planejar melhor. É só retirar o item do congelador com antecedência, deixando descongelar na geladeira de um dia para o outro.

5) Higienização da verdura
No caso das verduras sabemos que é necessário lavar folha a folha. Contudo, você pode reservar a água utilizada para molhar suas plantas do quintal.

#PraTodosVerem: foto mostra dois pratos sujos, com pessoa fazendo a remoção de sujeira sem o uso da água (foto Freepik.)

Compartilhe: