DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Programa de Racionamento de Água seguirá com cronograma intensificado na cidade; mananciais internos estão com níveis críticos e sistema Cantareira opera com restrições

Ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia (PS7)

Na sexta-feira, 12 de novembro de 2021, foi promulgada a situação de emergência e que prevê a continuidade da bandeira vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água. A partir disso, Valinhos sinaliza a continuidade Programa de Racionamento de Água na cidade. O Decreto Municipal nº 11.006/2021 foi publicado na edição nº 2187 dos Atos Oficiais. A dilação tem validade por mais 30 dias, a contar da data de publicação do decreto.

De acordo com a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, a decisão de prorrogar a bandeira vermelha e, consequentemente, o rodízio de fornecimento de água se dá diante dos baixos níveis dos mananciais internos, da insuficiência pluviométrica (chuva) identificada na cidade no decorrer do ano e, também, pelo fato do Sistema Cantareira – que abastece a cidade por meio do Rio Atibaia – estar operando com restrições desde o início de novembro. “Não poderíamos agir diferente disso. A crise hidrológica que tem sido vivenciada no Brasil, e em nossa cidade, não está dando sinais de que irá passar tão cedo. Por isso, todo cuidado é pouco”, falou.

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Ivair Nunes Pereira, também comentou sobre a acertada decisão de prorrogação, sobretudo por conta do comportamento pluviométrico nas Bacias PCJ, nas quais Valinhos está inserido. “De fevereiro a setembro de 2021 as chuvas estão bem abaixo da média histórica. Em novembro os índices pluviométricos também estão se mostrando bem abaixo do esperado, refletindo, diretamente, nos níveis dos reservatórios de água bruta da João Antunes dos Santos, Moinho Velho e Figueiras, além de interferência direta no próprio Sistema Cantareira”, disse.

Ainda sobre o Sistema Cantareira, o titular da autarquia municipal comentou que ele entrou oficialmente na faixa de restrição neste mês. "A insuficiência das chuvas também alterou a faixa de operação do Sistema Cantareira, que abastece o Município de Valinhos por meio do Rio Atibaia e que é o principal modal de abastecimento da cidade. Desta forma, não podemos minimizar as ações de racionamento”, reforçou.

Acompanhamento

O quadro incerto das previsões pluviométricas para os próximos meses fez com que o DAEV enxergue para 2022 a necessidade da continuidade da aplicação do sistema de rodízio vigente, com o objetivo de que o atendimento seja o mais igualitário possível a todos os setores de abastecimento.

Além disso, os dados do Departamento de Operação, da autarquia municipal, indicam que o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, no Vila Embaré, ainda precisa de apoio da ETA II, no Vila Sônia. A ETA I é abastecida pelos mananciais internos, enquanto que a ETA II tem fornecimento pelo Rio Atibaia. “Para possibilitar o atendimento em todas as áreas teremos que seguir com o rodízio. Ainda temos déficit de 50 litros de água por segundo no sistema da ETA I e precisamos do aporte da ETA II”, explicou o diretor do setor, Caio Ceccherini.

A situação de emergência no Município de Valinhos – em razão da redução da quantidade de água bruta no sistema de abastecimento de água potável do Município - foi declarada na cidade por meio do Decreto nº 10.916, de 12 de agosto de 2021.

Compartilhe: