DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV informa os percentuais de reservação de água em 5 de agosto de 2021 e reforça o pedido para que os moradores de Valinhos economizem água

Dados atualizados podem ser consultados na Sala de Situação

Valinhos entra a partir de hoje, 5 de agosto de 2021, na bandeira laranja do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, apresentando mananciais com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal e necessidade de captações emergenciais, com possibilidade de comprometimento do abastecimento. Esta nova faixa do plano leva em conta a situação dos reservatórios e da captação de água da cidade.

Os dados percentuais de operação estão disponíveis para consulta dos cidadãos no site do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (www.daev.org.br), na Sala de Situação que fica na página principal. “Precisamos que todos os moradores da cidade não desperdicem água. Não usem a água tratada para lavar as áreas externas, não fiquem mais que o necessário no banho com o chuveiro aberto. Todos devem ajudar no enfrentamento desse período hidrológico extremamente seco”, enfatizou a prefeita Capitã Lucimara. 

O presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, também foi enfático ao requerer para que a população faça a sua parte na economia do recurso. “É preciso economizar cada gota para não entrarmos na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, explicou. 

Economize já

O DAEV tem trabalhado com ações, nas redes sociais, para conscientizar a população de Valinhos sobre a situação do Plano de Estiagem e Racionamento de Água. Os moradores devem adotar medidas simples, que ajudam a poupar o recurso: desligar a torneira ao se ensaboar durante o banho e diminuir o tempo embaixo da água do chuveiro, desligar a torneira ao escovar os dentes, limitar o uso da máquina de lavar e reaproveitar a água resultante para higienização de áreas internas e externas, entre outras ações que colaboram na economia de água.

Compartilhe: