DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Fatores climáticos e alto consumo da população levaram a cidade a decretar mudança da bandeira

Reunião contou com a presença da prefeita, Capitã Lucimara, e equipe do DAEV

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, esteve na tarde desta segunda-feira, 23 de agosto de 2021, no Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). No prédio central da autarquia municipal a prefeita liderou a reunião que contou com a presença do presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira, e dos diretores das principais frentes técnicas de trabalho.

O encontro teve como foco os dados apurados pelo Departamento de Operação e referente à última semana, assim como o cenário de abastecimento do último fim de semana e da manhã desta segunda-feira (23). Na reunião foram traçadas ações necessárias ao enfrentamento desse longo período de estiagem. “Decretei a bandeira vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, que prevê diferentes medidas visando o enfrentamento, na cidade, da estiagem severa que atinge todo o Sudeste brasileiro”, falou a prefeita.

Além das medidas a serem tomadas pelo DAEV, a prefeita reforçou que, sobretudo neste momento, a colaboração da população se tornou ainda mais indispensável, para que não falte água para ninguém. “Há que se ter o uso consciente do recurso e, por isso, novamente peço à população: não use água tratada para lavar quintais, veículos e calçadas. Não deixe a torneira aberta sem necessidade. Todos os cidadãos devem colaborar com a economia de água para superarmos a estiagem”, disse.

Os fatores climáticos, o alto consumo e a baixa dos reservatórios, além da situação identificada no último fim de semana nas partes mais altas da cidade reuniram os elementos técnicos para a instituição da bandeira vermelha. “É a bandeira na qual os mananciais estão com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal, necessidade de captações emergenciais e na qual prevemos a implantação do programa de racionamento de água”, disse o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira.

Abastecimento

O Programa de Racionamento de Água será implementado em etapas. Nesta primeira as ações não terão interferência direta na rotina de distribuição, no sentido de haver a suspensão do abastecimento de forma global. “A partir da intensificação do monitoramento perceberemos os setores deficientes de abastecimento, procedendo com o balanceamento hídrico do sistema. Isso contempla verificar, em tempo real, o volume dos reservatórios, a pressão e o consumo, a fim de identificar qual setor está mais confortável para redirecionamento ao setor mais sensível”, explicou Ivair.

Para a atual fase do programa estão previstas manobras para redirecionamento e despressurização da rede, respeitando as normas técnicas aplicáveis. Além disso, a autarquia municipal continuará a dar reforço de abastecimento de água aos reservatórios operados pelo DAEV nos pontos mais altos e distantes dos centros de distribuição, com a ajuda de caminhões-pipa.

A autarquia também se organiza para intensificar a fiscalização quanto ao desperdício do recurso, com canal de comunicação que será divulgado em breve para contato da população. 

O planejamento e a informação antecipada dos bairros serão divulgados amplamente e antecipadamente no site do DAEV (www.daev.org.br) para acompanhamento da população. “Transparência é peça fundamental do momento que estamos vivendo. Continuaremos a posicionar a população em nossos canais digitais”, disse o titular da autarquia.

Compartilhe: