DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV alerta população para que evite o desperdício do recurso e orienta a adoção de medidas que promovam a economia de água

Torneira com arejador tem mais pressão de água para uso diário (Crédito: Google Imagens)

Se você não tiver atenção, as torneiras de sua casa podem ser grandes vilãs da economia de água. Em média, uma torneira aberta chega a gastar entre 12 a 25 litros por minuto. E se você não tiver atenção ao fechá-la bem poderá desperdiçar até 46 litros ao dia caso fique gotejando. Num mês, esse montante pode resultar em 1.380 litros a mais na sua fatura de água.

E não é só na cozinha ou no banheiro que a torneira pode se mostrar uma grande gastadeira. Na lavanderia, o gasto pode chegar, em média, a 279 litros com a torneira aberta por 15 minutos para lavar a roupa na mão. "Estando num período de estiagem severa, tal como a que estamos vivenciando em Valinhos, todo cuidado é pouco. O combate ao desperdício de água começa pela torneira de casa e todos nós podemos adotar medidas simples que ajudam a economizar”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara. 

Moradora do bairro Santo Antônio, Rosangela S B. Tavares é servidora do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e não é fã de torneira aberta ou pingando. "Em todas as atividades de limpeza tomo cuidado com o uso da água. Na hora de lavar as louças, por exemplo, só abro o necessário e mantenho a torneira fechada o máximo possível. Além disso, passei a usar arejadores nas torneiras que uso com mais frequência", falou. 

O arejador é uma peça que pode ser acoplada nas torneiras e que tem como função misturar ar à água, ajudando a diminuir o seu fluxo ao mesmo tempo que dá a sensação de maior volume de água e direcionamento do jato. "Quanto maior a pressão da água, pelo menos para mim, melhor é para lavar a louça. E pensando na forma de funcionamento do arejador, maior também é a economia no fim do mês, na hora que vou pagar a conta", disse a morador do bairro Santo Antônio. 

Sem arejador uma torneira normal despeja, em média, de 12 a 25 litros de água por minuto, enquanto na que tenha esse item utilitário a vazão reduz de 3 a 10 litros, em média, por minuto.

Outra opção para economizar água na torneira é fazer uso de redutores de vazão. Espécie de pequeno anel, o redutor de vazão é capaz de reduzir a quantidade de água na saída das torneiras. Com o uso deles, a redução da vazão se dá pela compensação da pressão de água, pois o anel impede a passagem de um fluxo maior que o pré-estabelecido. Podem ser instalados nas torneiras dos banheiros, da área de serviço ou da cozinha. Até para o chuveiro há algumas opções disponíveis no mercado.

Toda economia conta 

O presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira, alertou que Valinhos está num período de estiagem severa, com mananciais com diminuição acentuada do nível e de vazão, redução na captação normal, captações emergenciais e possibilidade de comprometimento do abastecimento. “O consumo tem sido maior que o que tem entrado em nossas captações. Por isso, novamente enfatizamos: se cada morador não ajudar a economizar, corremos o risco de entrarmos na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, explicou. 

De acordo com o Departamento de Operações, da autarquia municipal, o percentual de reservação de água bruta nas barragens está em 70% na Santana do Cuiabano, 55% na Moinho Velho, 39% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. Os dados são de 12 de agosto de 2021.

Já no Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de ontem, 16 de agosto de 2021, foi de 10,45m³/s, enquanto que o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 39,3% do volume útil. 

Compartilhe: