DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Trabalhos dão sequência a uma das pautas da Associação de Moradores do Chácaras Alpinas


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) – por meio de equipe técnica – esteve no Chácaras Alpinas na tarde de quarta-feira (2). A visita na localidade objetivou dar continuidade a um dos temas abordados em reunião marcada pela Prefeita Capitã Lucimara na última quinta-feira (24), quando ela recebeu em seu gabinete os representantes da Associação de Moradores do Chácaras Alpinas por meio do programa ‘Gabinete de Portas Abertas’. 

A verificação in loco da autarquia municipal teve como objetivo dar início nos estudos da pauta de saneamento básico, com enfoque na viabilidade de fornecimento de água potável aos moradores. “Pedi para que o DAEV, por meio de seus técnicos, desse sequência às análises necessárias a um do itens da pauta apresentada pela Associação, a fim de identificar alternativas reais e viáveis ao que foi apresentado pelos moradores”, falou a prefeita de Valinhos.

Na visita o DAEV esteve representado pelo seu presidente, o engenheiro Walter Gasi; o diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização (DPOF) da autarquia, o engenheiro Ricardo Rogério Gardin; e do diretor de Operação, o engenheiro Caio Ceccherini. Acompanhando a equipe técnica no local estiveram membros da Associação de Moradores do Chácaras Alpinas, que tem como presidente o munícipe Nilton Xavier; e também participaram da visita programada os vereadores Fábio Damasceno, Alexandre Japa e Simone Bellini.“Agradeço imensamente a vinda de vocês para iniciarem os estudos para a nossa pauta de saneamento e que tem esse foco inicial de verificar a viabilidade no fornecimento de água potável ao nosso bairro”, falou Xavier. 

Para a análise de possível poço profundo, em local indicado pela Associação, o grupo se reuniu em área da Prefeitura e que fica no final da Rua Mangabeiras. O objetivo foi averiguar se o poço que já existe no local poderia ter vazão e qualidade de água para abastecimento da localidade. “Dando sequência ao pedido feito pela prefeita Capitã Lucimara, foi acordado com os presentes que o DAEV efetuará no poço já existente os testes de vazão, verificando se é explorável ou não. Também serão feitas análises físico-químico e bacteriológica da água, a fim de identificar qual é o real índice de potabilidade”, explicou Gasi.

Conforme explicou a equipe técnica do DAEV, as averiguações preliminares são indispensáveis para identificar se o manancial tem condições de abastecer a localidade. Ainda segundo a autarquia municipal, caso a vazão e/ou a qualidade de água não sejam suficientes ou apropriadas, em quantidade e qualidade para o abastecimento da comunidade, novos estudos hidrogeológicos deverão ser realizados para verificar alternativas de disponibilidade do manancial subterrâneo. “Esses são os passos iniciais para verificação e vão nortear os demais projetos e estudos que sejam necessários”, reforçou o titular da autarquia.

Gabinete de Portas Abertas

Criado pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, o programa ‘Gabinete de Portas Abertas’ tem como objetivo receber semanalmente grupos de moradores, associações ou entidades, para ouvir e analisar as demandas que precisam ser observadas em cada local. 

A Associação de Moradores do Chácaras Alpinas foi recepcionado em reunião agendada pela prefeita no último dia 24. A pauta completa pode ser consultada no site da Prefeitura de Valinhos.

Compartilhe: