DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Na época de estiagem toda atitude que ajuda a economizar água é bem-vinda

Regador ajuda a economizar água

Se você é do tipo que ama ver seu quintal limpo e suas plantinhas saudáveis, essa matéria é para você. Existem várias formas de você deixar sua área externa com a limpeza em dia e as plantas lindas, sem a necessidade de sair "esguichando água com a mangueira" em tudo por aí.

E o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) tem ótimas dicas para você economizar água (e dinheiro) durante o período de estiagem, que é a época do ano na qual as chuvas praticamente desaparecem da nossa região:

1) Faça da vassoura sua aliada

Ao invés de pegar a mangueira e lavar a sua calçada com água tratada, adote o hábito de usar a vassoura para limpar a área externa de seu imóvel. Além da economia de água, você ainda poderá gastar até 100 calorias em apenas 15 minutos varrendo o chão com a ajuda da vassoura.

2) O balde é seu aliado na economia  

Se não tem jeito de tirar a sujeira do quintal só com a ajuda da vassoura, opte pelo uso de balde (ou até do regador) com água de reuso. Em média, ao lavar a calçada com a ajuda da mangueira você gasta cerca de 280 litros de água, mas se passar a adotar o balde ou o regador, poderá usar a água que sai da máquina de lavar e economizar na conta de água no fim do mês. 

3) Água de reuso é tudo de bom

Quando você usa a máquina de lavar roupas, a média de gasto por lavagem é de 61 litros a 83 litros nas que têm abertura frontal, podendo ser entre 98 a 144 litros nas de abertura superior. Se você começar a coletar essa água para lavar o seu quintal ou a frente de sua casa vai economizar até com o sabão. Além disso, poderá deixar sua área externa super cheirosa usando a "a água do amaciante”, que pode ser utilizada para a finalização dos trabalhos.

4) O regador é encantador

Optando pelo regador para molhar as plantas você poderá economizar, em média, até 96 litros de água a cada 10 minutos. Além disso, escolha regar as suas plantas bem de manhã ou à noite, para reduzir a perda de água por conta da evaporação. No inverno, quando a temperatura é menor, suas plantinhas também podem ser regadas em dias alternados, porque elas perdem menos água.  

Fazendo essas pequenas adequações em sua rotina, ficará mais fácil economizar água, fazer o uso consciente dela durante o período de escassez de chuvas e, ainda, poupar dinheiro no fim do mês adotando práticas de reuso do recurso. 

Compartilhe: