Soltura de 1 tonelada de peixes na Lagoa das Figueiras na programação do Mês do Idoso promovido pelo CCI
Os participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) comemoram mais uma conquista durante as celebrações do Mês do Idoso, em Valinhos. O Projeto Peixe & Cia está sendo implementado pela Prefeitura, em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos (DAEV), com uma série de melhorias na área da Lagoa das Figueiras, no Jardim Pinheiros, onde o projeto é desenvolvido e, nesta quarta-feira (22), houve a soltura de 1 tonelada de tilápias para o repovoamento da lagoa que integra a Barragem das Figueiras.
As novidades foram apresentadas aos idosos durante um café da manhã, como parte da programação do Mês do Idoso, pelo Prefeito Franklin Duarte de Lima e o vice-prefeito Luís Mayr Neto, que também é o presidente do DAEV e o idealizador do projeto criado em 1996. Estavam presentes no encontro secretários municipais, entre eles a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, e os vereadores Israel Scupenaro (presidente da Câmara Municipal), Popó, Vagner Alves e Rafael Marques, além do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zeno Ruedell.
A realização do café da manhã especial contou ainda com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, que atuaram na limpeza e melhorias, Educação, e de Cultura e Turismo e Esportes e Lazer que ofereceram atividades, como apresentação de música e caminhada. Durante o evento os idosos tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, além de orientações sobre riscos com animais peçonhentos e da febre maculosa por equipe da Secretaria da Saúde.
“Hoje é um dia especial e quero agradecer a presença de vocês aqui, os idosos e também de todas as equipes que atuaram para deixar tudo limpo e organizado. Ampliar o Peixe & Cia é nossa meta. Abrir esses portões para a pesca dos idosos, e ações como a de como hoje, com a soltura de 1 tonelada de peixes, é só o começo. Iniciamos as melhorias com a reforma do CLT que está em andamento e na sequência faremos uma grande transformação nessa área do projeto, pois queremos vocês aqui, pescando, se divertindo. E quero pedir para que tragam seus amigos também. Não precisamos sair da nossa cidade para ter lazer de qualidade, pois aqui temos grandes espaços e vamos recuperar o tempo perdido”, falou o prefeito.
O vice-prefeito Mayr destacou que o Peixe & Cia, iniciado há 29 anos quando na época ele era também presidente do DAEV, em parceria com a Prefeitura e o Consórcio PCJ, foi no passado modelo para outras cidades da região que vinham conhecer o projeto.
“Mas infelizmente o espaço foi abandonado pela gestão passada e a Prefeitura e o DAEV estão trazendo novamente vida a essa área da lagoa. Além da soltura de 1 tonelada de peixes, promovemos a limpeza, poda de árvores, pintura dos bancos, iluminação e estamos melhorando a estrutura para receber mais idosos e com maior conforto. Ainda tem muita coisa a ser feita aqui, pois serão colocados mais cestos de lixo, calçamento, quiosques, deques de pescaria e, a exemplo do CLT que está passando por uma grande reforma, deixaremos esse lugar ainda mais apropriado para o lazer dos idosos de nossa cidade”, disse Mayr.
“Hoje é um dia mais que especial para todos vocês idosos. Estamos revitalizando esse espaço maravilhoso para que aproveitem ao máximo. O Projeto Peixe & Cia é uma das atividades mais queridas do CCI. Além da pesca esportiva, o Centro de Convivência do Idoso promove encontros educativos e momentos de socialização que fazem toda a diferença na vida dos participantes. Esperamos que todos se divirtam na pescaria e continuem frequentando as demais atividades também”, comemorou a secretária Dalva Berto.
O casal Joaquim Altivo de Melo, de 86 anos, e Joana Nunes de Melo, de 87 anos, recebeu durante o evento a nova carteirinha de participante do CCI. Ambos frequentam o projeto Peixe & Cia desde que foi implantado e ficaram felizes com as melhorias e soltura dos peixes.
“Eu já peguei muito peixe grande aqui no passado e ultimamente não estava pescando quase nada. Agora estou mais animado e vou continuar vindo aqui pra pescar com minha esposa. Essas melhorias são boas demais”, disse Joaquim. “Eu não pesco, mas venho aqui pra fazer companhia para meu esposo e também para descansar pois é um espaço gostoso, tranquilo, na natureza”, comentou Joana.
Como se cadastrar
A coordenadora da Divisão do Idoso, Marisa Mathias, que atua no projeto há 19 anos, destaca que podem participar do Peixe & Cia idosos a partir dos 60 anos. “Atualmente cerca de 240 idosos participam ativamente da pesca esportiva, aberta de terça e quinta-feira, das 7h às 17h. Para se cadastrar, o idoso deve ir presencialmente na sede do CCI, na Rua Campos Salles, nº 49, com um documento de identidade e um comprovante de residência em Valinhos”, convidou a coordenadora. O telefone para informações é o 3829-1337.
Categorias
- Falta de água
- Você sabia?
- Matérias
- Obras
- ARES-PCJ
- O DAEV te explica
- Hidrometria
- Programa Racional do Uso da Água (Operação Estiagem)
- Canal Direto com o Presidente
- Educação ambiental e sanitária
- Ciclo de Palestras
- Concurso Público do DAEV
- Redução de perdas
- Parada programada do abastecimento
- Uso racional da água
