DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Reunião objetivou tratar de assuntos comuns às duas cidades

Presidente do DAEV, Feliph C. Tordin, em reunião com o vereador de Vinhedo, Paulinho Palmeira

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o engenheiro Feliph C. Tordin, recebeu na tarde desta quinta-feira, 1º de julho, o vereador de Vinhedo Paulinho Palmeira. A reunião teve como objetivo a tratativa de assuntos que são comuns às duas cidades, com enfoques na barragem João Antunes dos Santos e na captação de água do córrego Bom Jardim.

Tordin explicou ao vereador que a autarquia valinhense desenvolveu um projeto para desassorear as quatro lagoas lá existentes e que essa ação envolve área de mais de 19 mil m², num projeto inicialmente orçado em R$ 4 milhões. “A prefeita capitã Lucimara, inclusive, foi pessoalmente ao DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica], do governo estadual, para intensificar o pedido para que o Estado apoie Valinhos nessa ação”, explicou. 

Localizada em Vinhedo e pertencente a Valinhos, a barragem João Antunes dos Santos é responsável por alimentar a Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) I por meio da antiga adutora Rocinha, que abastecia Campinas e que foi adquirida por Valinhos em 1955. Essa adutora recebe água dos córregos Bom Jardim e Iguatemi, que também abastecem o município de Vinhedo. O objetivo do desassoreamento é aumentar a capacidade de reservação hídrica de Valinhos. 

O presidente do DAEV ainda explicou a Palmeira que ao local também foi projetado um platô, que será direcionado ao plantio de mudas de espécies nativas da região; e que existe a intenção de se criar um espaço propício à promoção da educação ambiental no local. "Posteriormente queremos estruturar na barragem João Antunes dos Santos uma área na qual possamos promover ações educativas e com as finalidades histórico-ambiental, turísticas e que estimulem o desenvolvimento sustentável. Sem dúvida, será um espaço benéfico às duas cidades", falou Tordin.

O vereador Paulinho Palmeira disse que almeja levar as ações que têm sido estruturadas e desenvolvidas pelo DAEV no local à Prefeitura de Vinhedo e, ainda, adiantou que estruturará proposta de parceria ao executivo vinhedense. 

Plano Municipal de Estiagem e Racionamento

Ainda na reunião o presidente do DAEV mostrou ao vereador de Vinhedo o Plano Municipal de Estiagem e Racionamento. “É um trabalho inédito da autarquia e que está em fase de aprovação. Pela primeira vez o DAEV contará com um plano de ação estruturado exclusivamente ao enfrentamento de diferentes cenários hidrológicos, envolvendo todas as suas áreas e, ainda, outras atividades correlatas e previamente organizadas”, falou Tordin.

O plano é fruto do empenho de um grupo de trabalho técnico do DAEV, instituído por meio da portaria nº 3.124 de 26 de abril de 2021.  Segundo Tordin, o plano tem como objetivo programar ações que permitam o detalhamento e a implantação de medidas de curto e médio prazo, tanto para gerenciamento quanto à minimização de impactos de possíveis estiagens severas e que possam atingir o município de Valinhos.

Compartilhe: