DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Atividade vai acontecer na próxima quarta-feira no auditório do Fundo Social; evento será gratuito e aberto à população


No próximo dia 7 de junho, às 10 horas, os moradores de Valinhos poderão participar de uma palestra sobre eficiência energética, com dicas para diminuir o gasto de energia e tornar o consumo de eletricidade mais consciente e com menos impactos ao meio ambiente. A atividade será gratuita e vai acontecer no auditório do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos (Rua José Milani, 15, Centro), da Prefeitura de Valinhos.

A palestra terá duração aproximada de 4 horas e será oferecida por meio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), que foi contemplado pela chamada pública de projetos no ano de 2022, a partir do edital aberto pela CPFL Paulista e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sob a responsabilidade da empresa executora VA Engenharia.

A palestra será proferida pelo engenheiro Marcelo Maia. Além da eficiência energética, o profissional vai abordar temas como matriz energética, transmissão e consumo; sustentabilidade; dicas de consumo sustentável; objetivos do PEE e do projeto de eficiência energética;      resultados e investimentos no projeto; resultados ao Meio Ambiente; e instituições realizadoras de projetos de eficiência energética.

Para participar não precisa de inscrição prévia. A palestra tem como público-alvo moradores com interesse no assunto, bem como os profissionais de manutenção, elétrica e administrativo, incluindo servidores públicos municipais.

O projeto

O PEE é financiado com recursos da distribuidora de energia local, a CPFL Paulista, e é regulamentado pela ANEEL. Visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

No PEE em questão, o DAEV foi contemplado com a substituição de dois motores de 450 CV, para a Estação de Captação do Rio Atibaia. A troca visa a redução do consumo de energia elétrica por meio da substituição dos equipamentos elétricos atuais por equipamentos mais eficientes.

Compartilhe: