DAEV S.A.

Com bombas já instaladas, chegada do painel de comando marca nova etapa; testes começam nesta quarta-feira


A construção da nova Estação Elevatória de Esgotos (EEE) do Parque das Colinas, em Valinhos, entrou em sua reta final. Nesta terça-feira (16), a obra recebeu o painel de comando, equipamento que fará o conjunto de três bombas de alto rendimento funcionar de forma integrada. Com isso, será realizada a ligação elétrica para dar início aos testes pré-operacionais.

Os testes começam nesta quarta-feira (17), enquanto a elevatória existente ficará em “stand by” para garantir a continuidade do sistema. Se o resultado for positivo, a nova estação passará a operar em definitivo, restando apenas ajustes finais na parte civil e a instalação do gerador de energia, que assegurará funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica.

Segundo a engenheira do DAEV SA, Daniela Veronezi, responsável técnica pelo projeto, a nova unidade segue o mesmo modelo da Estação Elevatória do Parque Portugal, que recentemente recebeu a visita de técnicos da Sabesp. “Durante a visita, os profissionais destacaram a qualidade da estrutura projetada, que reúne bombas modernas e de alto rendimento, gerador próprio, sistema civil reforçado, banheiro, portão de segurança e demais melhorias que garantem eficiência e confiabilidade. Eles elogiaram a estrutura projetada e executada com bomba, gerador e estrutura civil, banheiro e portão”, afirmou.

A engenheira também ressaltou que a EEE se diferencia por consumir menos energia, exigir menos manutenção e garantir operação contínua mesmo em caso de queda no fornecimento elétrico, além de oferecer mais segurança aos servidores durante manutenções.

A previsão do DAEV é de que a obra seja concluída em até um mês. Orçada em R$ 1,3 milhão com recursos próprios da empresa pública valinhense, a obra vai ampliar a capacidade de bombeamento de esgoto da região até a Estação de Tratamento Capuava (ETE-Capuava), beneficiando diretamente mais de 10,5 mil moradores de diversos bairros.

O diretor de Engenharia do DAEV, Ricardo Gardin, reforçou que o investimento alia tecnologia, eficiência energética e segurança operacional. “Vamos entregar uma obra que reduz custos de manutenção e traz mais confiabilidade ao sistema, ao mesmo tempo em que garante um avanço significativo para o saneamento de Valinhos”, destacou.

 

Compartilhe: