DAEV S.A.

Família de gambás foi encontrada dentro de tubo de fibra ótica por equipe de informática e realocada em área de mata próxima à Santa Casa


A manhã desta segunda-feira (6), começou agitada no DAEV SA. Uma mamãe saruê de orelha branca e seus filhotes foram resgatados pela equipe da Guarda Civil Municipal Ambiental (GCM Ambiental), representada pelo Inspetor Bastos e o GCM Garlipp, na sede administrativa da empresa pública valinhense, em prédio anexo à Estação de Tratamento de Água II (ETA-II), na Vila Sônia.

A descoberta aconteceu quando a equipe de informática do DAEV tentava identificar o motivo do rompimento de um dos cabos de fibra ótica e encontrou a família abrigada dentro do tubo de inspeção da rede. Imediatamente, a empresa pública acionou a GCM Ambiental para o manejo e remoção segura dos animais.

De acordo com o GCM Bastos, os saruês foram encaminhados para uma área de mata localizada atrás da Santa Casa, onde poderão se adaptar à biodiversidade do local.

O DAEV destaca que seus prédios costumam abrigar diversas espécies de animais e aves, e reforça que ações como essa visam proteger a fauna urbana e garantir a segurança dos próprios animais, em especial a da família de saruês resgatada.

Vale destacar que a Primavera é a época de procriação da espécie, que procura lugares seguros para manter seus filhotes. Caso encontre em sua casa, não mate. Chame a GCM Ambiental por meio dos telefones 3869-3535 ou 153.

Os saruês, também conhecidos como gambás, desempenham um papel crucial para o equilíbrio ecológico. Eles ajudam a manter a população de ratos, carrapatos e animais peçonhentos, reduzindo riscos à saúde humana. Além disso, ao se alimentarem de frutas, eles ajudam a espalhar as sementes pelo ambiente, promovendo a regeneração de florestas e áreas verdes.

 

Compartilhe: