DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Autarquia Municipal investiu na substituição dos atuadores elétricos para automatização de procedimentos


Dando sequência às ações de recuperação dos setores de operação e manutenção, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) substituiu oito atuadores elétricos da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia. Os serviços foram finalizados nos dias 17 e 18 deste mês.

O atuador elétrico é um dispositivo que usa a energia elétrica para gerar movimento, permitindo a operação das válvulas de modo remoto. No caso da ETA II, esses equipamentos foram instalados para automatização dos procedimentos de limpeza dos filtros e dos decantadores da estação. O investimento foi de R$ 279 mil reais. A substituição faz parte do programa de adequações e melhorias da ETA II, para que a estação esteja preparada para receber mais 90 litros por segundo a partir da conclusão da duplicação da adutora do Rio Atibaia e que, no momento, está na execução da linha de recalque.

Além dos 90 litros por segundo da nova adutora que a ETA II irá receber com o fim das obras da linha de recalque, a ação também é uma forma de preparar a estrutura da estação para que possa receber, se deferido o pedido, mais 60 litros por segundo do Rio Atibaia. O volume foi requerido ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) neste ano, com solicitação em análise no órgão estadual.

Compartilhe: