DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Classificação é feita pelo Consórcio PCJ e segue Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 925/2017; prefeita Capitã Lucimara quer duplicar adutoras do Rio Atibaia

Vista aérea da captação de Valinhos no Rio Atibaia (Foto: Nilo Augusto/DAEV)

Caracterizado por período cíclico de menor chuva, a estiagem atinge os municípios anualmente durante os períodos de outono e inverno. Em 2021, porém, ela encontra-se mais rigorosa, inclusive em Valinhos. Dados do Consórcio PCJ indicam que na região Sudeste, por exemplo, essa severidade tem se dado em decorrência das condições climáticas atuais, que apresentam índices de chuvas muito abaixo ao esperado, menor recarga de nascentes e dos níveis dos reservatórios. 

Dentro do Consórcio PCJ, Valinhos segue na faixa de operação de atenção para o mês de agosto, conforme Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 925/2017, em período hidrológico seco. “Diante ao quadro que se apresenta é preciso que cada pessoa reveja a sua rotina para adotar formas mais eficientes para o uso da água em seu dia a dia. A economia de água é imprescindível para o enfrentamento da estiagem que estamos vivendo”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, que também é presidente da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). 

Ainda ao enfrentamento do período de escassez de chuvas, foi acionada na cidade a bandeira laranja do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água. 

Vigente desde o último dia 5, a bandeira atualmente adotada pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) indica à população que houve a diminuição acentuada do nível ou vazão dos mananciais, com redução na captação normal, prevendo captações emergenciais e a possibilidade de o abastecimento ser comprometido. “Se cada morador não ajudar a economizar, corremos o risco de entrarmos na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, explicou o titular do DAEV, Ivair Nunes Pereira. 

Melhorias ao abastecimento

Além de contar com as fontes isoladas e barragens internas (que juntas representam 49,4% da água consumida na cidade), Valinhos mantém no Rio Atibaia um ponto de captação, que fica localizado no km 119 da Rodovia Dom Pedro I. 

Objetivando aprimorar a captação desse manancial externo para o enfretamento de períodos de estiagem, o DAEV trabalha atualmente para ampliar a captação do Rio Atibaia, a partir da duplicação da adutora de água bruta por gravidade nos trechos urbano e rural, além da duplicação da mesma adutora de recalque no trecho rural. 

Atualmente, a captação do Rio Atibaia – que é abastecido pelo Sistema Cantareira – é responsável por 50,6% da água consumida no município. “Essas duplicações são obras que deveriam ter sido feitas há muito tempo e que integram o nosso plano de governo. Na autarquia, com a ajuda de uma equipe muito competente de servidores, estamos empenhados em viabilizar esses projetos, para finalmente tirá-los do papel e para realizá-los em benefício da cidade”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Compartilhe: