DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Do banho à descarga, é possível usar o recurso com mais responsabilidade e evitar o desperdício

O gasto médio por descarga pode ser de até 10 litros de água

Em época de estiagem, período do ano caracterizado pela escassez de chuvas, toda atitude conta para economizar água. E sabendo que uma pessoa gasta cerca de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de higiene e de consumo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) listou quatro medidas simples que vão te ajudar a fazer uso do recurso com mais responsabilidade no banheiro (ainda e combater o desperdício):

1) Ao tomar banho

Não há necessidade de manter o chuveiro aberto enquanto está se ensaboando ou lavando os cabelos. Deixe o chuveiro aberto apenas para se enxaguar. Com essa simples ação você poderá economizar, em média, até 80 litros de água por banho.

Também é possível captar aquela água fria que fica escorrendo até o aquecimento para lavar o próprio banheiro, cozinha e para regar as plantas. Por isso, mantenha um balde no box, para captar essa água que escorre do chuveiro até que ela aqueça. 

2) Ao escovar os dentes

Mantendo a torneira fechada enquanto se escova os dentes poderá gerar uma economia de mais de 11 litros de água. Outra dica é utilizar um copo de água para enxaguar a boca.

3) Ao fazer a barba

Fazer a barba durante 5 minutos pode gastar até 12 litros de água se você mantiver a torneira aberta. Então uma boa opção é fazê-la no chuveiro, pois você conseguirá diminuir o consumo para, em média, 2 litros (e gerar uma economia de aproximadamente 10 litros). 

4) Ao dar descarga

Muita gente utiliza o vaso sanitário como lixeira e isso, além de contribuir ao desperdício de água, ainda gera outros problemas, tais como o entupimento e extravasamento de pontos da rede pública de esgoto. 

Então, ao invés de jogar o papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo no vaso sanitário, opte por descartar estes itens no lixo. E lembre-se: cada vez que você aciona a descarga por seis segundos, o gasto médio pode ser de 10 a 14 litros de água.

 

Compartilhe: