DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Nível de represamento na lagoa aumentou e impossibilita atualmente a retirada dos materiais decantados


A partir desta quarta-feira, 10 de novembro de 2021, a retirada de materiais decantados da lagoa do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva será suspensa. O lago faz parte do sistema de reservação da Barragem das Figueiras e é o ponto de captação de água à Estação de Tratamento de Água (ETA) I. Os trabalhos foram realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Valinhos – com a ajuda da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

A decisão de cessar os serviços vem após acompanhamento do nível do lago, que tem oscilado entre os 1,20m e 1 metro no ponto de captação, interferindo diretamente na possibilidade de continuidade dos trabalhos. “Mesmo que não tenham sido suficientes para a recarga satisfatória de nossos mananciais internos, as chuvas de outubro permitiram breve recuperação de nossas represas, incluindo da Barragem das Figueiras, da qual o lago do CLT faz parte. Fazendo os trabalhos com recursos próprios, seguiríamos até o momento em que fosse possível e, agora com o aumento de nível na lagoa, teremos que suspendê-lo”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara. 

Atualmente a Barragem das Figueiras opera com 19% de sua capacidade total de água bruta. O desassoreamento do lago do CLT teve início no período no qual a Barragem das Figueiras estava com apenas 5% de sua capacidade de operação. “Aproveitamos o baixo nível da lagoa do CLT para realizar o procedimento, para não comprometer a captação e o envio de água à ETA I e, também, para influenciar o mínimo possível na turbidez do recurso”, disse o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira. 

Os trabalhos não estavam previstos no orçamento e foram realizados com recursos próprios, num esforço Prefeitura de Valinhos e a autarquia municipal. A parceria Prefeitura de Valinhos e o DAEV previa que os trabalhos pudessem ser feitos durante o período nos quais as condições climáticas e operacionais permitissem. 

O que foi feito

No lago do CLT os serviços de retirada dos materiais decantados foram realizados com escavadeira hidráulica e o transporte com caminhão basculante de 15m³, conforme condições de operação. O volume retirado do local foi de 1.352 m³, que teve como destino a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava, com secagem ao entorno do CLT antes do transporte. 

A lagoa do CLT – que é o ponto de captação da Barragem das Figueiras – se constitui em ambiente lêntico e é uma estrutura na qual sempre há o processo de decantação (momento de separação das misturas de sólidos com líquidos). “E por ser o ponto de captação, naturalmente, é lá que ocorre a situação de decantação da água bruta. Desta forma, é um espaço que sempre precisará de limpeza”, disse o presidente do DAEV. 

A área programada para receber a ação tinha, aproximadamente, 20.000m². A expectativa da autarquia municipal era que fosse retirada quantidade bem maior de material decantado do lago. 

Ainda dentro dos trabalhos efetuados foi desenhado uma espécie de caminho em uma das margens do CLT, indo desde a entrada da água até o local que é a entrada para o ponto de captação. A intenção foi operacionalizar um canal bem próximo à margem, para levar o recurso bruto para a captação de forma mais fácil, para que não ocorresse a situação dele ficar concentrado em ilhas e perder sua força para chegar ao ponto de captação de água.  

A ação teve autorização para intervenção da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente e teve dispensa de outorga pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), conforme portaria DAEE nº 1.630, de 30 de maio de 2017. Ao depósito dos materiais na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava, a licença foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Compartilhe: