Objetivo é minimizar os impactos no serviço à população na época de escassez de chuvas

Representantes de todas as áreas técnicas de planejamento, operação e manutenção do DAEV SA estiveram reunidos na última semana para determinar e colocar em pratica ações, além de estabelecer um plano de trabalho e obras visando o enfrentamento do período de estiagem, que se aproxima.
O diretor de Engenharia, Ricardo Gardin, conduziu a reunião e destacou a importância do planejamento para que o DAEV e a população valinhense consigam passar pelo período com o menor impacto possível nos serviços. “Estamos trabalhando para que consigamos superar a estiagem da melhor forma para a população. Cada um pôde trazer os problemas de cada setor para que possamos resolver. Daqui 20 dias voltaremos a nos reunir para ver o andamento de tudo o que foi colocado nesse encontro. Este é o caminho que estamos trilhando no DAEV. Com a união de todos vamos conseguir integrar as ações e implantar diversos projetos que trarão eficiência na prestação de serviços”.
Conforme abordado na reunião, entre as ações a serem feitas está a perfuração de mais um poço artesiano no São Bento do Recreio e interligação da rede de água do bairro com o Sítio Diadema, um pequeno vilarejo que possui reservatório, que é abastecido por caminhão-pipa. “Queremos eliminar o uso de caminhão-pipa, que demanda um custo elevado. Para isso, vamos implantar um booster [bomba] para levar água até o Sítio, que fica em uma área mais elevada em relação ao São Bento”, explicou.
No Parque Valinhos, o DAEV pretende reativar o poço artesiano, com a aquisição de novo elemento filtrante para remover o excesso de manganês da água.
Entre outros projetos que sairão do papel pelo DAEV estão a interligação da rede de água do San Fernando com a do Country Club e construção de uma rede que será ligada ao do Country para abastecer os sítios, escolas e empresas instaladas na Alameda Maria Tereza, no Dois Córregos.
De acordo com Gardin, além do desassoreamento das barragens, o DAEV está trabalhando para melhorar todo o operacional. “São muitas ações e estamos no caminho certo”, finalizou.
Categorias
- Falta de água
- Você sabia?
- Matérias
- Obras
- ARES-PCJ
- O DAEV te explica
- Hidrometria
- Programa Racional do Uso da Água (Operação Estiagem)
- Canal Direto com o Presidente
- Educação ambiental e sanitária
- Ciclo de Palestras
- Concurso Público do DAEV
- Redução de perdas
- Parada programada do abastecimento
- Uso racional da água