DAEV S.A.

Ação do Janeiro Branco, em parceria com a Secretaria da Saúde, destacou acolhimento, escuta e acesso a atendimento psicológico e psiquiátrico


O DAEV S.A. retomou nesta quinta-feira (22) o ciclo de palestras e ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. A iniciativa integra o Janeiro Branco, campanha criada no Brasil para estimular a reflexão sobre saúde mental no início do ano, período simbólico de recomeços e planejamento de vida.

Com o tema de que não existe saúde integral sem saúde mental, as palestras tanto da manhã quanto da tarde abordaram prevenção à ansiedade e depressão, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a importância de buscar ajuda. O secretário adjunto de Saúde, André Vansan, destacou que ouvir o outro, perceber sinais de sofrimento e oferecer apoio são atitudes fundamentais. Ele reforçou que os funcionários podem procurar auxílio para si e também para familiares, com os devidos encaminhamentos.

A rede municipal oferece atendimento psicológico e psiquiátrico a servidores estatutários cedidos. Funcionários celetistas que moram em Valinhos também podem ser atendidos. Já os que residem em outras cidades passam por triagem e são encaminhados aos serviços de seus municípios.

A secretária de Saúde, Luciana Pignatta, que esteve presente no período da manhã, ressaltou que o cuidado deve ser completo, envolvendo saúde física e emocional, além da construção de ambientes de trabalho mais humanos e acolhedores.

A principal palestra foi conduzida por Mara Siqueira, coordenadora da Divisão de Saúde Mental, que trouxe orientações práticas para o dia a dia. Ela falou sobre equilibrar vida pessoal e profissional, valorizar atividades prazerosas, evitar comparações, reduzir a culpa excessiva e celebrar pequenas conquistas. “Às vezes, o que precisamos é alguém que nos ouça”, destacou.

As palestras fazem parte das iniciativas lideradas pela diretora administrativa-financeira do DAEV S.A., Gisele Angélica Baiochi Cardoso, com apoio da área administrativa e de recursos humanos. “Investimos no bem-estar porque pessoas cuidadas oferecem serviços melhores. Esse compromisso é permanente neste novo tempo da empresa pública valinhense”, afirmou.

Compartilhe: