DAEV S.A.

Ventosas foram adquiridas com recursos próprios e reforçam a segurança hidráulica em uma cidade marcada por vales e morros


O DAEV S.A. recebeu nesta quarta-feira (26), 16 novas ventosas que serão instaladas ao longo das adutoras de água bruta e tratada de Valinhos. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, ao investimento de R$ 26 mil, e têm como objetivo principal proteger as tubulações contra variações bruscas de pressão, aumentando a durabilidade e a segurança da rede.

As ventosas são válvulas responsáveis por eliminar bolsas de ar durante o enchimento das tubulações e permitir a entrada controlada de ar durante o esvaziamento. Essa função evita sobrepressões e vácuos que podem causar rompimentos, vazamentos e danos estruturais às adutoras — fenômeno agravado em cidades com relevo acidentado, como Valinhos, que possui muitos vales e morros.

Segundo o diretor de Operação e Manutenção do DAEV, Marcello Lino, os novos equipamentos representam um avanço técnico importante. “As ventosas controlam a presença de ar na rede, reduzindo os efeitos dos chamados ‘golpes de aríete’ e protegendo as adutoras contra esforços excessivos. Isso significa menos rompimentos, mais segurança e maior vida útil das tubulações”, explicou.

Para o diretor-presidente da empresa pública valinhense, Luiz Mayr Neto, a aquisição reforça o momento de constante modernização e cuidado operacional do DAEV. “Este é o novo tempo do DAEV. Estamos investindo em prevenção, em tecnologia e em eficiência, com recursos próprios, para fortalecer nosso sistema e melhorar, de forma concreta, o serviço prestado à população”, destacou.

A instalação das novas ventosas seguirá critérios técnicos, priorizando trechos mais sujeitos a variações de pressão, especialmente em áreas de transição entre regiões altas e baixas do município.

 

Compartilhe: