DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Troca dos equipamentos integram projeto da autarquia aprovado dentro do Programa de Eficiência Energética da CPFL

Motor sendo substituído na captação da Barragem das Figueiras

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) recebeu oito novos motores com Índice de Rendimento 4 Premium (IR4), para substituição de equipamentos antigos em várias unidades de operação da autarquia. As trocas começam essa semana e iniciaram na Barragem das Figueiras, que foi a primeira a receber dois dos oito motores, com os trabalhos de substituição em andamento nesta segunda-feira (17).

Os equipamentos marcam a modernização de oito Unidades de Consumo (UCs) de energia, com troca que faz parte do projeto do DAEV que foi aprovado dentro da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). “É uma importante iniciativa da autarquia, que por meio de um projeto bem elaborado pelos servidores foi aprovado pela CPFL e vai ajudar a reduzir os custos operacionais, priorizando a manutenção simplificada e economia de energia”, destacou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O presidente da autarquia municipal, o engenheiro Walter Gasi, destacou que a viabilização da ação deve ser parabenizada, pois os servidores do DAEV desenvolveram um trabalho muito estruturado. “Priorizar a eficiência energética nos processos reflete que a equipe pensa no futuro e na sustentabilidade das operações. Além disso, a modernização dos ativos é necessária e fundamental à redução dos gastos e da manutenção”, falou.

Os novos motores com índice de rendimento 4 apresentam alto desempenho e visam promover a economia estimada de R$ 50 mil ao ano nos custos de energia elétrica da autarquia. Hoje os gastos do DAEV com o pagamento de energia elétrica equivalem a 14,70% dos custos, segundo levantamento do Departamento Financeiro.  

Dos oito motores IR4 que serão substituídos, dois são de 125 cavalos e são destinados à Barragem das Figueiras (foto), um de 175 cavalos será para o Reservatório 8 (R8), na Estação de Tratamento de Água (ETA) II; dois motores de 50 cavalos serão para o Chácaras Silvânia; um de 20 cavalos para a barragem Moinho Velho, um de 75 cavalos à casa de bomba dos poços profundos e mais um de 250 cavalos para a ETA I.

Ainda dentro do projeto também está em andamento melhorias de controle de uso dos equipamentos e a instalação de três novas usinas fotovoltaicas nas unidades R10, Chácaras Silvânia e ETA II. Com as ações contidas no projeto aprovado no PEE, a estimativa é que o DAEV consiga uma economia no consumo energético equivalente a 470kwh por ano.

O projeto

O PEE é executado pela CPFL e é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Para implementação e operação do projeto o DAEV conta, em todas, com as orientações técnicas da CPFL na parte energética. O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão. A contrapartida da autarquia municipal, dentro do programa da CPFL, compreende parte da automação da telemetria da ETA I e da Chácaras Silvânia, no reservatório de transposição (caixa de passagem), além da captação do Rio Atibaia.  

Compartilhe: