DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Município segue na bandeira laranja do Plano de Estiagem e Racionamento de Água

Dados de 19 de agosto de 2021

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio do Departamento de Operação, informa que o percentual de reservação de água bruta em suas barragens está em 68% na Santana do Cuiabano, 48% na Moinho Velho, 30% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. Os dados são de 19 de agosto de 2021.

No Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 10,69m³/s, enquanto que o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 38,8% do volume útil. “Frente à estiagem severa reforçamos o pedido para que todos da cidade ajudem a economizar água. Não desperdicem o recurso para não entrarmos na bandeira vermelha”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Desde o último dia 5 Valinhos segue na bandeira laranja dentro do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água. “Essa cor indica que os mananciais estão com diminuição acentuada do nível e vazão, redução na captação normal, com captações emergenciais e com a possibilidade de comprometimento do abastecimento. Contudo, todos precisam economizar para não entrarmos na bandeira vermelha, que é a que institui o programa de racionamento”, explicou o titular do DAEV, Ivair Nunes Pereira.

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado na cidade. O acumulado está em 1,20mm dentro do mês, o que representa apenas 3,3% dos 36,91mm estimados de chuva para agosto.

A cidade também segue na faixa de operação de atenção e em período hidrológico seco. As fontes dos dados são a Sala de Situação PCJ e o monitoramento e o acompanhamento do Departamento de Operação do DAEV. Se precisar de mais informações sobre a situação hídrica de nossa cidade, visite a Sala de Situação do DAEV na página principal do site da autarquia (www.daev.org.br).

Compartilhe: