DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Município segue na bandeira vermelha do Plano de Estiagem e Racionamento de Água


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio do Departamento de Operações, informa que o percentual de reservação de água bruta em suas barragens está em 45% na Santana do Cuiabano, 10% na Moinho Velho, 20% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. 

No Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 10,48m³/s, ou seja, 15,67% abaixo da média esperada para setembro (que é de 12,42m³/s). Já o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 33,7% do volume útil. Os dados são de 16 de setembro de 2021.

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado na cidade. O acumulado está em 7mm no ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia. Para setembro de 2021 são esperados 63,65mm de chuva no município. As fontes dos dados são a Sala de Situação PCJ e o monitoramento e o acompanhamento do Departamento de Operação do DAEV. 

Bandeira vermelha

Dentro do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, Valinhos segue na bandeira vermelha, com mananciais com diminuição acentuada do nível/vazão, redução na captação normal, necessidade de captações emergenciais e com a vigência de Programa de Racionamento de Água

Implementado efetivamente em 27 de agosto de 2021, esse programa divide a cidade em quatro áreas, além do Centro. O abastecimento é interrompido para cada uma das regiões duas vezes por semana, sendo que a supressão dura 18 horas em cada uma das áreas (das 10 horas da manhã às 4 horas da madrugada).

Aos domingos ficam sem abastecimento o Centro e Área 4, enquanto que às segundas e quintas-feiras fica sem abastecimento a Área 1. Às terças e sextas-feiras fica sem o fornecimento de água a Área 2. Já às quartas-feiras e aos sábados fica sem o abastecimento a Área 3. Às quintas-feiras e aos domingos fica sem o fornecimento a Área 4. 

A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada no site do DAEV (www.daev.org.br), em "Racionamento de água: locais, dias e horários".

Compartilhe: