DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Objetivo é a retirada de materiais que são descartados de forma irregular na rede de esgotos


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz na manhã desta terça-feira, 23 de agosto de 2022, a desmontagem do barrilete para verificação do registro da elevatória da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava. A ação é realizada pela equipe da Autarquia Municipal, teve início às 8 deve seguir até às 18 horas.

A intervenção no barrilete é necessária para a retirada de materiais que são descartados na rede coletoras de esgotos de forma irregular e que podem interferir no fluxo do sistema de tratamento. Durante a realização dos trabalhos, a Autarquia Municipal informou que há a possibilidade de alterações na cor do efluente do corpo receptor no Ribeirão Pinheiros.

Esgoto não é lixeira

A rede de esgotos foi projetada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólidos. Por isso, não deve ser usada como lixeira, ou seja, para o descarte irregular de itens que podem ser descartados no lixo comum, tais como papel, absorventes, cotonetes, preservativos, aparelhos de barbear, fio dental ou de cabelo, bituca de cigarro, entre outros.

O lançamento de objetos não compatíveis com a finalidade da rede pode gerar o entupimento da tubulação, situações de extravasamento e obstrução.

 

Compartilhe: