DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Em julho a média pluviométrica esperada é de 34,53mm acumulados; até o momento esse índice não passou dos 00mm

Previsão do tempo obtida em 19 de julho de 2021 no site Climatempo

 

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) alerta novamente a população da cidade quanto ao baixo índice pluviométrico identificado no município. No ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia, por exemplo, a média esperada ao mês de julho é de 34,53mm acumulados, mas até o 19º dia do mês o montante de chuvas não conseguiu passar dos 00mm.

Apesar de em janeiro deste ano ter chovido o equivalente a 150,60% da média esperada (319,6mm) ao mês, o índice pluviométrico começou a cair já a partir de fevereiro de 2021, quando o total de chuvas atingiu apenas 64,70% do esperado ao mês. Em março, abril e maio a situação pluviométrica também seguiu em queda. Nesses meses somente choveu em Valinhos, respectivamente, o equivalente a 27%, 18,20% e 54,70% do total de milímetros aguardado aos meses. Já em junho esse percentual não passou dos 34,90% da média esperada. Os dados são da Sala de Situação PCJ e equivalem ao identificado no ponto de captação da cidade no Rio Atibaia.

Ainda olhando para a previsão do site Climatempo (foto), obtida em 19 de julho de 2021, há previsão de chuva somente a partir da próxima semana, em 29 de julho. Assim, diante ao baixo índice pluviométrico, o DAEV solicita a toda a população de Valinhos o uso consciente do recurso e pede para que a economia de água esteja presente em todas as suas atividades.

Economize já

Os moradores de Valinhos podem colaborar e economizar adotando em sua rotina medidas que ajudem a não desperdiçar água e que incluem: desligar a torneira ao se ensaboar durante o banho ou ao escovar os dentes, limitar o uso da máquina de lavar e reaproveitar a água resultante da lavagem para higienização de áreas internas e externas de ambientes; a não desperdiçar água para lavagem de calçadas e telhados (opte pela água de reuso) e ter atenção a quaisquer tipos de vazamento, providenciando sua rápida correção.

Compartilhe: