DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Barreira foi realizada no córrego que fica às margens das lagoas do Parque dos Lagos, que integram a Barragem das Figueiras


Além da questão da crise hídrica que afeta a cidade, com resultado para a implantação do racionamento desde sexta-feira, dia 27, as equipes operacionais do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) tem trabalhado, ao mesmo tempo, para aproveitar ao máximo a captação da água das chuvas que caem na cidade neste fim de semana.

Entre as ações, que unem técnica e criatividade, está uma operação efetuada na Barragem das Figueiras, concretizada por meio de uma espécie de barreira de contenção feita no córrego que fica às margens do Parque dos Lagos, para desvio da água pluvial e para o seu represamento no complexo. “São ações como estas que demonstram todo nosso empenho para enfrentar esta crise hídrica. Mesmo com pouca chuva, o que conseguirmos captar para reduzir o impacto da falta d´água é fundamental para o momento. O nosso olhar é para o agora mas, ao mesmo tempo, com um plano de metas e ações para equacionar esta situação em Valinhos, com obras e investimentos necessários, para que não tenhamos mais que conviver com situações críticas como esta do racionamento. Contamos, também, com a colaboração de todos, para a economia deste bem tão precioso de forma a pensarmos no coletivo”, comentou a prefeita Capitã Lucimara.

O presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, explicou que essa ação foi viabilizada na quinta e na sexta-feira, dias 26 e 27, dentro das medidas de curto prazo para o enfrentamento da estiagem severa que Valinhos enfrenta. Ainda segundo ele, a iniciativa envolveu esforços do Departamentos de Manutenção, com o apoio do Departamento de Operação e do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização da autarquia municipal. "Temos uma equipe bastante integrada e servidores extremamente criativos e empenhados na superação desse período de crise hídrica", enfatizou.

À efetivação do desvio, as equipes do DAEV fizeram uma espécie de barreira no córrego que margeia a Barragem das Figueiras, para represamento e desvio da água para a terceira lagoa do Parque dos Lagos (que faz parte do complexo). A viabilização consistiu na instalação de contenção (com gabião estruturado), além de tubulação de 800mm de capacidade interna, posicionada a 90 graus, para levar a água do córrego à lagoa. “E neste sábado [28] é nítido que a criação desse canal bem próximo à margem já tem se mostrado eficiente, pois estamos represando a água da chuva, desviando o recurso com sucesso à Barragem das Figueiras”, explicou.

Racionamento

Implementado efetivamente na última sexta-feira (27), o Programa de Racionamento de Água - que integra o Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água - divide a cidade em quatro áreas, além do Centro. O abastecimento é interrompido para cada uma das regiões duas vezes por semana, sendo que a supressão dura 18 horas em cada uma das áreas.

Aos domingos ficam sem abastecimento o Centro e Área 4, enquanto que às segundas e quintas-feiras fica sem abastecimento a Área 1. Às terças e sextas-feiras fica sem o fornecimento de água a Área 2. Já às quartas-feiras e aos sábados fica sem o abastecimento a Área 3. Às quintas-feiras e aos domingos fica sem o fornecimento a Área 4.

A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada e pode ser consultada clicando aqui.

Compartilhe: