DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Autarquia municipal segue na bandeira vermelha; 25 multas foram aplicadas por desperdício de água tratada

Crédito da foto: banco de imagens gratuito (Freepik)

A chuva voltou a cair em Valinhos na tarde de quinta-feira, 9 de setembro. Com 3mm acumulados no ponto de captação de água que a cidade tem no Rio Atibaia (PS7), o município não chegou perto dos 10mm que eram estimados à data. Para setembro de 2021 a média estimada é de 63,65mm de chuva na cidade, sendo que até às 7 horas da manhã de hoje (10) choveu o equivalente a apenas 4,7% da média aguardada.

Dados do Climatempo ainda indicam que nesta sexta-feira, 10 de setembro, deve chover na cidade aproximadamente 8mm, enquanto ao sábado (11) são estimados mais 5mm. Para o domingo (12), em contrapartida, não há previsão de chuvas, situação essa que deve seguir até o próximo dia 23.

Diante do baixo índice pluviométrico, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, pediu consciência da população quando o assunto é o uso da água tratada. “Mesmo com as chuvas registradas na cidade é importante que a população tenha consciência de que não tem chovido o suficiente para haver plena recuperação de nossos mananciais internos. Por isso, toda forma de economia de água deve integrar a rotina dos valinhenses. A responsabilidade no uso é essencial para superarmos esse período de estiagem, que atinge o Sudeste brasileiro de forma muito severa em 2021”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Ivair Nunes Pereira, destacou que durante a vigência da bandeira vermelha do Plano de Estiagem e Racionamento de Água – instituída em 24 de agosto de 2021 – são consideradas formas de desperdício de água tratada a sua utilização para as finalidades de lavagens de quintais, telhados, calçamentos e passeios públicos residenciais e comerciais, bem como para o uso em piscinas e similares, assim como a lavagem de veículos automotores no âmbito residencial e irrigação de jardins (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade).

A autarquia municipal, inclusive, tem aplicado multas para os que desperdiçam o recurso tratado em Valinhos. Até 10 de setembro de 2021 foram emitidos 25 autos de infração pelo mau uso de água tratada. “O valor inicial é de R$ 441,21, correspondente ao custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm. O cálculo da multa é agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente o seu valor será dobrado e assim sucessivamente”, explicou Ivair.

A multa pode ser aplicada tanto pelos servidores do DAEV quanto pela Guarda Civil Municipal.  Nos casos de constatação de desperdício são aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata (entre elas a Resolução DAEV nº 605/2021 e o Decreto nº 10.925). Além da verificação ativa das equipes, denúncias continuam a serem acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-133-839.

Situação hídrica de Valinhos

O Departamento de Operações, do DAEV, informou ontem (9) que o percentual de reservação de água bruta nas barragens de Valinhos está em 48% na Santana do Cuiabano, em 20% na Moinho Velho, em 25% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos.

No Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 10,09m³/s, ou seja, 18,78% abaixo da média esperada para setembro (que é de 12,42m³/s). Já o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 35,2% do volume útil.

A cidade segue, assim, no Programa de Racionamento de Água, que está vigente desde 27 de agosto e que divide a cidade em quatro áreas, além do Centro. O abastecimento é interrompido para cada uma das regiões duas vezes por semana, sendo que a supressão dura 18 horas em cada uma das áreas (das 10 horas da manhã às 4 horas da madrugada).

A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada e pode ser consultada em www.daev.org.br, em "Racionamento de água: locais, dias e horários". 

Compartilhe: