DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Supressão do fornecimento irá até às 4 horas da manhã


Nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) aplica o Programa de Racionamento de Água às Áreas 3 e 3A, com supressão do fornecimento até às 4 horas da madrugada. 

Fazem parte da Área 3 Vila Santana, Jardim Pinheiros, parte intermediária do Colina dos Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Ana Carolyna I e II, parte intermediária do Portal do Jequitiba, Parque Santana, Jardim Celani, Monte Verde I, Condomínio Residencial Euroville, Jardim São Felipe, Lausane, Zurich Dorf, Villagio Fiorentino, Jardim Ypê, Jardim Maria Rosa (parte alta, perto do Ana Carolyna), Vila Fontana, Maria Regina, Residencial Santa Thereza, Condomínio Cedros do Líbano, Residencial Valença, Vivaz Residencial, Colina dos Álamos e Florada da Mata.

Já da Área 3A fazem parte Jardim América II, Jardim  Jurema, Condomínio São Joaquim, Chácara Flora, Vila Moletta, Jardim  Alto da Colina, Jardim  Alto da Boa Vista, Vivenda das Cerejeiras, Shangri-la, Vila Colega, Chácara das Nações, Residencial Jardim  Paraná, Recanto do Pássaros I e II,  Mirante do Lenheiro, Jardim  São Francisco, Lenheiro, Vivenda das Quaresmeiras, Jardim  Novo Horizonte, Maria Ilydia, Santa Helena, Colina dos Coqueiros, Vila dos Funcionários, Madre Maria Villac, Vila Vitória, Residencial Canter Ville, Vila Romana I e II, Vila Real, Chac. das Rosas, Villagio Veneto, Condomínio Porto do Sol, Condomínio Mais Campos Salles, Condomínio Village São Joaquim, Lot. Residencial Mont’Alcino, Vale das Uvas, Condomínio São Domingos, Condomínio Bella Guarda del Bosco e Condomínio Vista Valley.

Com a baixíssima recuperação dos mananciais internos, o DAEV teve que intensificar o racionamento de água na cidade, com a alteração do cronograma de fornecimento do recurso tratado para os bairros. As novas regras foram estruturadas pelo grupo técnico da autarquia municipal com o objetivo de possibilitar arranjos físicos que permitam equilibrar os dois sistemas de tratamento de água de Valinhos, que são a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e a ETA 2.

Causas

A necessidade de tornar mais rígidas as regras do rodízio de água deve-se ao baixíssimo índice pluviométrico identificado em Valinhos, que não tem permitido a recuperação dos mananciais internos da cidade, que é de onde a autarquia capta 38,7% da água bruta distribuída na cidade. 

Sem as chuvas esperadas, a disponibilidade hídrica do sistema de mananciais internos, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, não está permitindo a captação das vazões outorgadas. “A água dos mananciais internos é aquela que é enviada à ETA 1, do Vila Embaré. Sem recursos suficientes para trabalhar, a ETA 1 precisa do aporte do sistema da ETA 2, que fica no Vila Sônia e tem abastecimento pelo Rio Atibaia”, explicou o titular da autarquia, Ivair Nunes Pereira.

As regras do rodízio de água em vigor em Valinhos podem ser consultadas clicando aqui.

Compartilhe: