DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Dado foi apurado pelo INDSAT; abastecimento de água também foi destaque positivo

Vista de Valinhos

Dados divulgados por meio dos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT) nesta segunda-feira, 5 de julho de 2021, demonstraram que a qualidade da água em Valinhos recebeu alto grau de satisfação, com 799 pontos. A cidade ficou apenas 1 ponto abaixo do grau de excelência (800 pontos). 

Realizada na terceira semana de abril, a pesquisa indicou que a taxa atual de aprovação é maior se comparada a novembro de 2020, quando o nível de aprovação chegou aos 72,9%. “Os dados, sem dúvida, são resultados diretos de uma equipe muito comprometida com a qualidade dos serviços que são prestados à população. O DAEV [Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos] é merecedor dos dados tão positivos”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O presidente da autarquia, o engenheiro Feliph C. Tordin, explicou que o controle da qualidade da água é feito por equipe técnica altamente capacitada, com monitoramento realizado por laboratório de ensaio próprio e terceirizado, que também envolve a análise dos produtos químicos que são utilizados no tratamento. “As análises físico-químicas e microbiológicas são realizadas com rigor e periodicamente, atendendo às premissas da legislação que consolida as regras desse setor. Assim, esse elevado grau de satisfação é resultado de um trabalho conjunto, que envolve muitos profissionais altamente empenhados”, falou. 

Ainda nessa mesma pesquisa, o abastecimento de água também teve destaque, com 802 pontos (grau de excelência).  Outro dado destacado pela pesquisa foi a taxa de rejeição atual, que foi bem inferior à identificada na última medição. Enquanto que em novembro era de 6,8%, passou a ser de 2,3% em abril de 2021.

O indicador

Formado por pesquisadores, jornalistas e publicitários, o INSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. 

A avaliação é feita a partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, classificando o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado, sendo: baixíssimo grau de satisfação (abaixo de 350 pontos), baixo grau de satisfação (entre 350 e 499 pontos), grau médio de satisfação (entre 500 e 649 pontos), alto grau de satisfação (entre 650 e 799 pontos) e grau de excelência (a partir dos 800 pontos).

Dentro da avaliação feita pelo INDSAT, Valinhos se encaixa nas cidades de médio porte (de 100 a 400 mil habitantes). Para a realização da pesquisa, a INDSAT informou ter ouvido 400 moradores, com mais de 16 anos. A margem de erro foi de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

 

Compartilhe: