DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV dá dicas de como reservar a água do enxágue para utilização nas áreas interna e externa dos imóveis

Reservação da água do enxágue ajuda a economizar o recurso durante estiagem (Foto: Google Imagens)

Uma das formas mais eficientes de se evitar o desperdício de água pode estar na sua lavandeira. Em época de estiagem, a água do enxágue – aquela que sai da máquina de lavar roupas, com sabão e amaciante – pode ajudar na higienização de áreas internas e externas dos imóveis, colaborando diretamente à economia e ao uso consciente da água.

De acordo com a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, medidas rotineiras – tais como o uso de água de reuso – são essenciais no enfrentamento do cenário hídrico atual. “Cada gota que pudermos economizar é relevante quando o assunto é estiagem, ainda mais ao enfrentamento da que temos vivido em 2021, que é considerada uma das mais severas dos últimos anos”, falou.

A média de gasto por lavagem é de 61 litros a 83 litros nas máquinas de lavar que têm abertura frontal, podendo ser entre 98 a 144 litros nas que têm abertura superior. “Se você começar a coletar essa água para higienizar o quintal ou a frente de sua casa vai economizar até com o sabão. Utilizo a água do enxágue da máquina de lavar durante o ano todo, pois é uma aliada na limpeza e na economia da casa”, disse a munícipe e servidora do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Patrícia Tabet.

A utilização dessa água do enxágue deve ser feita em, no máximo, até dois dias de sua coleta e a reservação pode ser feita de forma bastante simples. Somente são necessários recipientes com capacidade de armazenamento, tais como baldes ou tambores. Se a opção for pelo uso de um galão plástico, ainda será possível improvisar uma espécie de cisterna. “A reutilização da água de enxágue é uma medida muito inteligente por parte do morador. Em momento de bandeira laranja ajuda a poupar o recurso em muitas residências, colaborando à minimização do comprometimento do abastecimento”, reforçou o titular da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira. 

Algumas máquinas de lavar roupas mais modernas até já contam com a funcionalidade de reutilização da água de enxágue. Essa função pode ser escolhida na programação da lavagem e no próprio painel do equipamento, durante a escolha do ciclo de lavagem de preferência.  Quando acionada essa função, ao terminar cada etapa de lavagem, uma luz vai acender no painel e a própria máquina de lavar irá aguardar para que seja reservada a água com sabão para o reuso.

Em equipamentos mais antigos, a reservação exige mais atenção. Para não descartar o recurso é possível desencaixar a mangueira de drenagem da parede e colocar a sua ponta dentro de um recipiente com capacidade de reservar o total que será despejado. Assim que terminado o procedimento da lavagem do ciclo escolhido, a água poderá ser coletada.

Usos da água de enxágue

Durante a estiagem, no qual a escassez de chuvas prejudica a recuperação de mananciais e quando não há a recuperação adequada dos reservatórios, a água de enxágue da máquina de lavar pode ser utilizada para diversas finalidades.

Apesar de não ser indicada para regar as plantas, pode ser usada para a limpeza de calçadas, quintais, para áreas nas quais haja o trânsito de animais domésticos e até à higienização de carros.

Se acondicionada de forma compatível e em recipientes com torneira instalada na parte inferior, é possível até utilizar a água de enxágue em lavadoras de alta pressão. “Por ter sabão e amaciante também vai auxiliar na remoção de sujeira dos espaços e pode, ainda, deixar os ambientes e itens mais cheirosos”, explicou Patrícia Tabet.

Compartilhe: