DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Objetivo é garantir o pleno funcionamento operacional da Barragem das Figueiras


Mergulhadores especializados estão no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva nesta quarta-feira, dia 15. Os profissionais estão a serviço do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Autarquia Municipal da Prefeitura de Valinhos, para participarem da ação programada e preventiva, que visa resguardar a capacidade de operação da Barragem das Figueiras, uma das maiores reservas de água bruta da cidade.  

Entre os serviços técnicos subaquáticos que são realizados hoje no CLT – sob a coordenação do Departamento de Operação do DAEV – estão a desobstrução da tubulação e do canal de entrada da água bruta para as três caixas de sucção do bombeamento, para retirada de materiais sedimentados e pequenos resíduos que podem impedir ou prejudicar o fluxo de entrada do recurso no sistema.

Também são feitas as limpezas do gradeamento, dos crivos e o hidrojateamento da tubulação, com o auxílio de caminhão de alta pressão. “Essa ação preventiva e programada foi organizada e está sendo coordenada pela equipe técnica do DAEV. Ela é fundamental para mitigar entupimentos ou danos que possam afetar a plena operação da barragem, ou seja, é essencial para que esse manancial tenha e mantenha condições ideais de operação”, disse o presidente da Autarquia, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.  

Reforçando o objetivo da ação, o Departamento de Operação ainda informou que todos os trabalhos em andamento no CLT nesta quarta-feira (15) vão ajudar a deixar o sistema preparado para o próximo período de estiagem.

Figueiras

A Barragem das Figueiras, da qual o lago do CLT faz parte, é responsável por 22,3% da água distribuída no município. De lá, o recurso bruto é enviado por bombeamento para a Estação de Tratamento de Água (ETA) I, que fica no Vila Embaré e que realiza os procedimentos que são necessários para que a água tratada seja distribuída na cidade.

Além do CLT, também fazem parte dessa barragem as outras três lagoas do Parque dos Lagos. Juntas, permitem a Valinhos o armazenamento de aproximadamente 151,6 milhões de litros de água bruta.

Compartilhe: