DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Cidade decretou bandeira vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água

Situação do abastecimento para 26 de agosto de 2021

Publicado às 8h23, atualizado às 12h38

O Departamento de Operação, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), informa nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2021, os dados referentes ao mapa de tendência do abastecimento. As informações compreendem a possibilidade ou mesmo a situação de desabastecimento resultante do baixo nível dos reservatórios e da pressão na rede de distribuição de água.

O Departamento de Operação elencou na manhã desta quinta-feira (26) que estão em recuperação os reservatórios das regiões do Jardim do Lago, Jardim Maracanã, Fonte Nova, Ana Carolina e Água Nova, pois durante a madrugada os reservatórios do DAEV não elevaram seus níveis de forma suficiente, afetando a pressurização para abastecimento.

Para hoje (26) as regiões do São Cristóvão e Jardim Imperial são as que têm a possibilidade de desabastecimento nos períodos da manhã e da tarde. As regiões do Bela Vista, Vale Verde, Paiquerê, Vale do Itamaracá, São Jorge e Panorama foram incluídas no mapa de tendência às 12h10.

Na região do Morada do Sol o reservatório operado pelo DAEV receberá apoio de caminhões-pipa desde o período da manhã para suporte da região, pois os níveis dos reservatórios da autarquia não foram recuperados durante a madrugada, ocasionando na baixa pressão de distribuição aos imóveis.

No Chácaras Silvânia os reservatórios recuperaram o nível na madrugada, mas o Departamento de Operação já acompanha a situação, pois há a tendência de desabastecimento a partir do início da tarde de hoje (26).

O Centro de Controle e Operação – do Departamento de Operação – acompanha em tempo real a situação de abastecimento, a partir disso, delimita as regiões deficientes, para que seja possível proceder com o balanceamento hídrico do sistema naquele momento. Desta forma, a equipe verifica - em tempo real - o volume dos reservatórios, a pressão e se o consumo está elevado, a fim de identificar qual setor da cidade está mais confortável para haver o redirecionamento de água ao setor mais deficitário.

As manobras para redirecionamento e despressurização da rede respeitam as normas técnicas aplicáveis ao setor. Continuam os reforços de abastecimento de água aos reservatórios operados pelo DAEV nos pontos mais altos e distantes dos centros de distribuição, com a ajuda de caminhões-pipa.

O rodízio no fornecimento não está descartado se as medidas em execução não forem mais possíveis para atender a toda população. Se instituído o Programa de Racionamento de Água, ele será feito com prévio aviso aos moradores.

As manobras realizadas pela autarquia se dão pelo alto consumo do recurso pela população, somado aos fatores climáticos (falta de chuvas e temperaturas altas). A não recuperação dos reservatórios afetam diretamente a pressão do recurso para os imóveis no decorrer do dia, sobretudo nos localizados nas partes mais altas da cidade.

As manobras para redirecionamento e despressurização da rede respeitam as normas técnicas aplicáveis ao setor. Continuam os reforços de abastecimento de água aos reservatórios operados pelo DAEV nos pontos mais altos e distantes dos centros de distribuição, com a ajuda de caminhões-pipa.

Ações de fiscalização

A promulgação do Decreto nº 10.925, de 24 de agosto de 2021, prevê a emissão dos autos de infração a serem aplicados tanto pelos servidores do DAEV quanto pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de desperdício de água serão aplicadas multas no valor inicial de R$ 441,21, que é o valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm.

O cálculo da multa será agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente, será dobrado o valor da multa e assim por diante.

Entre as formas de desperdício estão a utilização da água tratada para as finalidades de lavagem de áreas internas e externas de imóveis, inclusive de telhados; a drenagem de caixas de água e de piscina e a lavagem de veículos (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade). Se utilização de água de reuso, será necessária a real comprovação pelo morador.

Nos casos de constatação de desperdício serão aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata. Denúncias também são acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-133-839.

Compartilhe: