DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV segue agora com a construção da linha de recalque, em extensão de 1.634 metros em área rural


A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, anunciou nesta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, que já está em operação o trecho por gravidade da nova linha adutora do Rio Atibaia. Após o período de testes, a estrutura mostrou resultados positivos e já tem contribuído para a cidade com a captação de mais 35 litros por segundo de água bruta do Rio Atibaia. 

“Esse trecho por gravidade foi executado em tempo recorde pelo DAEV, para que pudesse entrar em operação ainda no período de estiagem severa e já contribuir para o abastecimento de Valinhos. A Autarquia Municipal não está medindo esforços e competência para entregar à população essa importante obra, que estava prevista em nosso plano de governo e que iremos entregá-la com seus dois trechos executados até dezembro desse ano”, falou a prefeita.

A partir da captação dos 35 litros por segundo, o sistema de abastecimento tem contribuído com a média de mais 126 mil litros por hora, correspondendo a 3 milhões de litros de água por dia. “Conforme os estudos técnicos da equipe do DAEV, e levando-se em consideração que o consumo per capita por habitante ao dia em Valinhos é de cerca de 180 litros, o volume já tem dado para atender a média aproximada de 17 mil pessoas por dia”, explicou o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Ainda segundo Gasi, a captação da nova adutora no trecho por gravidade está funcionando com o bombeamento de dois motores paralelos. Contudo, ele adiantou que a equipe espera aduzir mais água no sistema tão logo o DAEV conclua a instalação de uma terceira bomba, que teve seu motor recém-recuperado. “Recebemos esse motor na última sexta-feira e nossa equipe tem trabalhado de forma árdua para colocá-lo em funcionamento. Com a ajuda dele temos a expectativa de conseguir chegar a captação de até 50 litros por segundo no trecho por gravidade”, explicou.

A obra

Com 2,2 mil metros de tubulação, o novo trecho por gravidade foi interligado à rede existente em 17 de agosto e, desde lá, a estrutura tem passado por testes operacionais, que culminou no sucesso de início da adução que já ajuda a abastecer a cidade. O volume captado tem sido direcionado à Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.  

Atualmente, a Autarquia Municipal segue com a construção da nova linha no trecho de recalque, em área rural, que terá 1.634 metros no total.  Com a conclusão total da nova adutora prevista para dezembro, serão 3.834 metros de trecho por gravidade e recalque, por meio dos quais o DAEV conseguirá captar mais 90 litros por segundo, com o fortalecimento de 7,7 milhões de litros por dia no sistema de abastecimento da cidade (suficientes para atendimento de cerca de 42 mil moradores).

Compartilhe: