DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Substituição levou à interrupção programada do abastecimento às regiões do Vila Santana, Jardim Pinheiros, Celani e Água Nova

Crédito da foto Gabriel B. Fonseca (DM/DAEV)

Na manhã desta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, é feita a substituição de motor da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). A ação acontece na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que fica no Vila Sônia, por meio de projeto da autarquia e aprovado dentro da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Com 175 cavalos de potência, o novo motor tem Índice de Rendimento 4 (IR4) e apresenta alto desempenho, visando a economia de energia elétrica. Para a realização dos serviços a autarquia municipal fez a interrupção programada no fornecimento de água nesta terça-feira (25), entre às 8 e 20 horas, para os bairros Vila Santana, Jardim Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Ana Carolina I e II, parte intermediária do Portal do Jequitibá e do Colina dos Pinheiros, Parque Santana, Monte Verde I, Jardim São Felipe, Jardim Maria Rosa, Vila Fontana, Condomínio Maria Regina, Condomínio Cedros do Líbano, Residencial Valença, Vivaz Residencial, Jardim Celani, Jardim Ypê, Condomínio Residencial Euroville, Villagio Fiorentino e Residencial Santa Tereza.

A troca do equipamento marca a modernização de oito Unidades de Consumo (UCs) de energia, possível a partir do PEE e com priorização da eficiência energética nos processos do DAEV. Os novos motores IR4 apresentam alto desempenho e visam promover a economia estimada de R$ 50 mil ao ano nos custos de energia elétrica da autarquia. Hoje os gastos do DAEV com o pagamento de energia elétrica equivalem a 14,70% dos custos, segundo levantamento do Departamento Financeiro.  

Além deste motor que é trocado hoje (25), dois de 125 cavalos já foram substituídos na Barragem das Figueiras. Nos próximos dias outros dois de 50 cavalos serão no Chácaras Silvânia, um de 20 cavalos na barragem Moinho Velho, um de 75 cavalos na casa de bomba dos poços profundos e mais um de 250 cavalos na ETA I.

Ainda dentro do projeto também está em andamento melhorias de controle de uso dos equipamentos e a instalação de três novas usinas fotovoltaicas nas unidades R10, Chácaras Silvânia e ETA II. Com as ações contidas no projeto aprovado no PEE, a estimativa é que o DAEV consiga uma economia no consumo energético equivalente a 470kwh por ano.

O projeto

O PEE é executado pela CPFL e é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Para implementação e operação do projeto o DAEV conta, em todas, com as orientações técnicas da CPFL na parte energética. O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão. A contrapartida da autarquia municipal, dentro do programa da CPFL, compreende parte da automação da telemetria da ETA I e da Chácaras Silvânia, no reservatório de transposição (caixa de passagem), além da captação do Rio Atibaia.  

Compartilhe: