DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Parada programada será entre às 8 e 18 horas

Vista aérea dos bairros Jardim Pinheiro e Vila Santana

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) fará na próxima semana, em 7 de julho de 2022, a parada programada do abastecimento para os bairros Jardim Pinheiros, Vila Santana e Parque Santana. A interrupção será das 8 às 18 horas e necessária para que seja executada a primeira interligação da nova rede de distribuição de água dos bairros. A interligação será na Avenida dos Estados.

A nova rede em execução nos bairros é feita em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). “É uma obra importante à cidade, pois permitirá ao DAEV desativar a estrutura antiga de cimento amianto e de ferro fundido, reduzindo o índice de perdas de água tratada e os serviços de manutenção na região contemplada”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara. 

Após o término da passagem do PEAD, a modernização da rede de distribuição seguirá com a substituição de ramais e hidrômetros. O prazo previsto para término é de até 12 meses. Os trabalhos iniciaram em 2 de fevereiro de 2022. “Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis. Até o momento aproximadamente 75% da nova rede de distribuição em PEAD já foi executada”, disse o titular da Autarquia Municipal, o engenheiro sanitarista e civil, Walter Gasi. 

Estimada em 4,1 milhões de reais, os trabalhos são feitos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e com o chamado ‘Método Não Destrutivo’, que compreende a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. A metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população. 

Fazem parte do trecho de execução a Avenida Brasil, Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Mato Grosso Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim, Rua Horácio Amaral, Rua Joaquim Betti, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin, Rua Santa Catarina, Rua Humberto Biscardi, Rua Pietro Stopiglia, Avenida Lino Buzato e Avenida dos Estados.

São Cristóvão

O próximo local da cidade que terá a antiga rede de distribuição de água substituída será a parte baixa do bairro São Cristóvão. O projeto desenvolvido pelos servidores do DAEV já foi aprovado pelo FEHIDRO e consistirá na substituição, na parte baixa do bairro, de 2.872 metros de redes de fibrocimento por PEAD, mais uma interligação à existente para alimentação e válvula reguladora de pressão; uma interligação com a existente para setorização, dois pontos de descargas e um ponto de ventosa.

Ainda dentro das obras a serem feitas, após a execução da implantação da rede de água nova, da limpeza, da desinfecção e dos testes de estanqueidade, serão executadas todas as ligações de ramal predial existentes do trecho, que tem população de mais de 2,3 mil pessoas.

Compartilhe: